Negócios

Qual é a fortuna de Donald Trump?

O bilionário Donald Trump venceu a democrata Kamala Harris e foi eleito presidente dos Estados Unidos

Trump: candidato republicano é eleito presidente dos Estados Unidos (Ethan Miller/AFP)

Trump: candidato republicano é eleito presidente dos Estados Unidos (Ethan Miller/AFP)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 6 de novembro de 2024 às 10h45.

Tudo sobreEleições americanas
Saiba mais

O magnata Donald Trump já tem data para retornar à Casa Branca. O candidato republicano venceu as eleições presidenciais dos Estados Unidos e terá seu segundo mandato como líder do país.

Trump venceu, com folga, a democrata Kamala Harris ao atingir 277 delegados no Colégio Eleitoral, nas projeções de diversos veículos de comunicação do país. Ele atingiu a marca após vencer no estado de Wisconsin.

Os Estados decisivos seguem sendo apurados, mas o republicano tende a vencer em todos eles, um cenário pouco antecipado pela média das pesquisas e uma declaração de força para Trump (que também caminha para vencer nos votos populares). Veja mais detalhes aqui.

Quem é Donald Trump?

Donald John Trump nasceu em 14 de junho de 1946, na cidade de Nova York. Ele era filho de um empresário do setor imobiliário, que construiu muitas casas e prédios na cidade. Ele estudou economia em Wharton e depois passou a trabalhar com os negócios do pai, ainda nos anos 1970.

Trump foi expandindo os negócios da família para outros setores, como hotéis de luxo e cassinos, e passou a colocar seu nome em negócios variados, o que o trouxe fama a partir dos anos 1980. Após problemas financeiros na década seguinte, o empresário voltou aos holofotes em meados dos anos 2000, quando fez sucesso com o reality show O Aprendiz.

Nos anos seguintes, Trump começou a fazer críticas ao então presidente Barack Obama. Com o tema, ganhou espaço em programas de TV e, com isso, acabou entrando na política. Ele foi eleito presidente dos EUA em 2016, com uma campanha baseada no combate à imigração e com o lema de "tornar a América grande de novo".

Em seu governo, Trump adotou medidas duras contra imigrantes, que depois foram derrubadas na Justiça. Na pandemia, ele adotou postura negacionista, de combate às medidas de proteção, como o isolamento social. Ele perdeu a reeleição em 2020, para Joe Biden, mas não reconheceu o resultado e convocou seus apoiadores a lutar. Parte deles invadiu o Congresso, em 6 de janeiro de 2021, para tentar impedir a certificação do resultado.

Quais são as empresas de Donald Trump?

O magnata, que vai retornar à Casa Branca após quatro anos, tem fortuna estimada em 6 bilhões de dólares e está entre as 500 pessoas mais ricas do mundo, segundo lista da Forbes.

A principal fonte de riqueza de Trump vem de seus empreendimentos no setor imobiliário. A Trump Organization, fundada em 1971, é um conglomerado que possui e gerência uma variedade de propriedades comerciais e residenciais, incluindo hotéis, resorts e campos de golfe. Uma das propriedades mais icônicas é o Trump Tower em Nova York.

Fachada da Trump Tower, em Nova York

Fachada da Trump Tower, em Nova York (Drew Angerer/Getty Images)

Além do setor imobiliário, Trump também diversificou seus investimentos em várias áreas. Ele é conhecido por sua participação na indústria do entretenimento. Ele foi produtor e apresentador do reality show "O Aprendiz", que elevou sua imagem pública e marca pessoal.

O bilionário também é dono da Trump Media & Technology Group, que opera a plataforma de mídia Truth Social tem atraído atenção significativa, especialmente após eventos de grande repercussão, como a tentativa de assassinato de Trump em julho de 2024, que, ironicamente, resultou em um aumento no valor de suas ações.

Além disso, Trump também investiu em produtos de consumo, como a linha de perfumes e produtos de beleza. Embora esses empreendimentos tenham gerado interesse, o impacto financeiro não se compara ao de suas atividades imobiliárias.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEleições americanasBilionários

Mais de Negócios

Sears: o que aconteceu com a gigante rede de lojas americana famosa no Brasil nos anos 1980

A voz está prestes a virar o novo ‘reconhecimento facial’. Conheça a startup brasileira por trás

Após perder 52 quilos, ele criou uma empresa de alimento saudável que hoje fatura R$ 500 milhões

Esta empresária catarinense faz R$ 100 milhões com uma farmácia de manipulação para pets