Negócios

Qatar Airways cancela entrega de 1º jato A320neo por atrasos

"Temos cinco (A320 neo) a menos. É por isso que estamos reclamando, porque isso tem um impacto tremendo no meu resultado", disse o executivo


	Avião da Qatar Airways: Akbar Al Baker afirmou que a companhia aérea vai iniciar em breve negociações com um fornecedor alternativo de turbinas
 (Rudolf Schider/Wikimedia Commons)

Avião da Qatar Airways: Akbar Al Baker afirmou que a companhia aérea vai iniciar em breve negociações com um fornecedor alternativo de turbinas (Rudolf Schider/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de junho de 2016 às 14h29.

Dublin - A Qatar Airways cancelou a entrega de seu primeiro jato A320 neo, da Airbus, e continua em disputa com a fabricante europeia por conta de atrasos no cronograma do modelo causados por problemas de motor, afirmou o presidente-executivo da companhia aérea nesta sexta-feira.

Akbar Al Baker afirmou que a companhia aérea vai iniciar em breve negociações com um fornecedor alternativo de turbinas, a CFM, e manteve discussões com a Boeing sobre trocar o modelo da Airbus por 737s. Ele frisou, porém, que a empresa ainda não desistiu da fabricante europeia.

"Vamos trocar para o Max se não pudermos resolver a questão. Vamos com a opção atual do 737 e convertê-la para o modelo Max", disse o executivo, acrescentando que tem certeza que a Boeing vai conseguir encontrar espaços de produção se for necessário.

A companhia aérea anunciou em maio que estava reduzindo frequências de mais de uma dezena de rotas regulares a partir de Doha por causa de atrasos na entrega dos novos aviões da Airbus.

Os atrasos tiveram impacto no resultado da Qatar Airways, mas a companhia aérea não está buscando compensação, disse Baker a jornalistas durante a conferência anual da Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata), realizada em Dublin.

"Temos cinco (A320 neo) a menos. É por isso que estamos reclamando, porque isso tem um impacto tremendo no meu resultado", disse o executivo.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasSetor de transporteempresas-de-tecnologiaVeículosAviaçãoTransportesEmpresas holandesasAirbusAviões

Mais de Negócios

'Segurança digital é a continuidade dos negócios', diz especialista global

‘A educação precisa disputar significado, e não apenas matrículas’, diz empresário

Império do frango frito: ele dobrou a fortuna em um ano e fatura U$ 17 bilhões

Flávio Augusto sobre vendas: 'Quem quer fazer tudo, não faz nada'