Negócios

Produção industrial deve ter alta de 3,9% em fevereiro, diz Santander

Indústria tem apresentado recuperação lenta após forte queda de dezembro

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.

De acordo com o economista-chefe do Santander, Alexandre Schwartsman, o IBGE deve anunciar nesta quarta-feira um aumento na produção industrial de fevereiro de 3,9% em relação a janeiro.

Apesar disso, a retração em relação a fevereiro do ano passado deve chegar a nada menos do que 14%. Isso mostra que a indústria continuará a trabalhar bem abaixo dos patamares pré-crise devido às quedas dos meses anteriores.

Por outro lado, o dado também é um sinal ainda incipiente de recuperação e de normalização do processo de redução de estoques. Em relação ao mesmo mês do ano passado, a produção teve queda de 6,4% em novembro, 14,7% em dezembro e 17,2% em janeiro.

A melhora de fevereiro será puxada pela indústria de bens de consumo. Por outro lado, o setor de bens de capital (máquinas e equipamentos), cuja produção está relacionada aos investimentos no país, ainda está com os estoques considerados elevados em relação à atual disposição dos empresários para aumentar a capacidade instalada.

Portanto, o Santander acredita que a recuperação da indústria em geral só deve ser firme o suficiente para recuperar os patamares observados no ano passado em outubro ou novembro deste ano.

Até lá, o ciclo de redução da taxa básica de juros já terá impacto no consumo e no crédito e a base de comparação não será tão alta como agora.

 

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Sentimentos em dados: como a IA pode ajudar a entender e atender clientes?

Como formar líderes orientados ao propósito

Em Nova York, um musical que já faturou R$ 1 bilhão é a chave para retomada da Broadway

Empreendedor produz 2,5 mil garrafas de vinho por ano na cidade

Mais na Exame