Negócios

Produção de veículos cai em setembro, mas vendas crescem

Exportações e licenciamentos tiveram saldo positivo na comparação com o mesmo mês do ano passado

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.

A indústria automobilística brasileira reduziu a produção no mês de setembro, mas ainda assim registrou vendas maiores tanto no mercado interno quanto no externo na comparação com o mesmo mês do ano passado. Frente a agosto, no entanto, houve queda em todos os indicadores: licenciamentos, exportações e fabricação.

De acordo com dados divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) nesta quinta-feira (5/10), a produção brasileira de veículos leves, caminhões e ônibus somou 203 043 unidades em setembro, uma queda de 5,6% em relação ao mesmo mês de 2005 e de 16,6% frente a agosto. No acumulado do ano até setembro, o Brasil produziu 3,4% mais veículos do que no mesmo período de 2005, em um total de 1,969 milhão de unidades.

No mercado interno, a indústria também comemora saldo positivo no resultado do ano: expansão de 10,5% nas vendas, que chegaram a 1,364 milhão de unidades. Só o mês setembro fechou com vendas totais de 159 368 veículos, 10,4% mais do que em setembro do ano passado. Na comparação com agosto, o resultado do mês mostra um recuo de 10,7%.

Os veículos flex continuaram se consolidando na preferência dos consumidores. Em setembro, eles representaram 79,6% dos automóveis e comerciais leves licenciados. Os movidos a gasolina totalizaram 15,6% do total, enquanto os veículos a diesel tiveram participação de 4,8%.

No mercado externo, as exportações somaram 1,064 bilhão de dólares em setembro, valor 0,4% inferior ao registrado em agosto e 2,6% superior ao apurado em setembro do ano passado. Em 2006, até setembro, a receita conseguida com as exportações está acumulada em 8,802 bilhões de reais, o que significa um faturamento 5,3% maior do que o do mesmo período de 2005.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Ele deixou a TI para abrir um plano de saúde com IA. Após 3 anos, o negócio já fatura R$ 30 milhões

PUMA faz investimento histórico em marketing para reforçar posição de marca mais rápida do mundo

The Garage da Nexmuv lança mais uma startup de IA que impulsionará vendas online e no varejo

“Todo negócio que entramos, tivemos sucesso”, diz Lucas Kallas da Cedro Participações

Mais na Exame