Petrobras (PETR3) (Paulo Whitaker/Reuters)
Marina Filippe
Publicado em 3 de fevereiro de 2021 às 13h52.
Petrobras aumentou a produção de petróleo em 2020, após um grande acúmulo de paradas de manutenção offshore que causou uma queda acentuada no quarto trimestre.
A Petróleo Brasileiro SA, como a empresa é formalmente conhecida, ainda está finalizando a manutenção das principais plataformas de petróleo que foi adiada no início de 2020 devido à pandemia, disse o diretor de exploração e produção Carlos Pereira de Oliveira nesta quarta-feira em videoconferência.
Oliveira disse não esperar qualquer impacto nas metas gerais de produção da empresa para este ano. A Petrobras projeta uma produção média de 2,75 milhões de barris por dia em 2021. A produção no quarto trimestre foi de 2,68 milhões de barris de óleo equivalente, contra 3,03 milhões um ano antes.
A Petrobras planeja iniciar a produção de três navios flutuantes de produção, conhecidos como FPSOs, no segundo semestre deste ano, disse ainda Oliveira.
As exportações de petróleo não devem atingir os níveis recordes vistos em abril passado, quando a empresa aumentou os embarques para compensar uma queda acentuada na demanda doméstica, disse André Chiarini, diretor de logística da Petrobras, na mesma conferência.