Primeira mulher CEO da IBM assume presidência do conselho

Virginia assumirá a partir do mês que vem o cargo de presidente do conselho de administração da companhia. Ela acumulará este cargo com as funções de presidente e CEO

Nova York – A IBM anunciou nesta terça-feira que sua atual presidente e CEO, Virginia Rometty, vai substituir Samuel Palmisano a partir de 1º de outubro como presidente de seu conselho de administração.

Palmisano, que ocupou o posto de executivo-chefe da companhia de 2002 até janeiro deste ano, quando foi substituído por Virginia, vai trabalhar como consultor da companhia até a sua aposentadoria no final do ano.

Sob a direção de Palimisano, a ”IBM transformou seus produtos e serviços, abandonando o negócio dos computadores pessoais, das impressoras e discos rígidos, aumentando enormemente o investimento em análise, software, computação em nuvem e outros negócios e tecnologias de grande valor”, disse a empresa em comunicado.

Virginia assumirá a partir do mês que vem o cargo de presidente do conselho de administração da companhia. Ela acumulará este cargo com as funções de presidente e CEO.

A empresa destacou que a executiva liderou a integração da empresa de consultoria Pricewaterhousecoopers com a IBM, uma transação classificada como a maior aquisição no setor de serviços profissionais da história.

A IBM, uma das 30 empresas com cotação no Dow Jones Industrial – o índice de referência de Wall Street – anunciou em julho que arrecadou US$ 6,9 bilhões no primeiro semestre do ano, 6,5% a mais que no mesmo período do ano anterior.

Apoie a Exame, por favor desabilite seu Adblock.