Negócios

Portugal Telecom reduz dívidas da Oi e investe em internacionalização

Para operadora portuguesa, empresa brasileira tem grande potencial de crescimento

Oi: Portugal Telecom acredita no potencial da operadora brasileira (.)

Oi: Portugal Telecom acredita no potencial da operadora brasileira (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.

São Paulo - O montante de 7,5 bilhões de euros que a Portugal Telecom receberá da Telefônica por sua parte na Vivo -- 100 milhões a mais do que o valor de mercado da operadora portuguesa -- não podia ser negado. Segundo uma fonte ligada à Portugal Telecom, a Oi se mostrou uma opção mais interessante por oferecer uma variedade de serviços -- banda larga, TV, voz e internet -- ao contrário da Vivo, focada na telefonia móvel.

A fatia na operadora Oi vai garantir à Portugal Telecom mais de 62 milhões de clientes de telefonia no Brasil, além da oferta de serviços convergentes em telefones (fixa e móvel), internet e TV a cabo. A companhia, depois da junção com a Brasil Telecom, passou cobrir todos os estados brasileiros e elevou no ano passado o número de clientes a um total de 61,9 milhões, sendo 21,3 milhões de usuários de telefonia fixa, 36,1 milhões de telefonia móvel, 4,2 milhões de banda larga e 234.000 de TV por assinatura.

Com o acordo entre Portugal Telecom e Oi, há a contribuição da portuguesa em termos de tecnologia, por meio da PT Inovação, empresa de pesquisa de soluções tecnológicas, referência mundial no desenvolvimento de redes de acesso de nova geração. “A PT continua também a investir significativamente no desenvolvimento das tecnologias 3G e 3,5G, em termos de cobertura e capacidade, tanto em Portugal como no Brasil”, anotou a operadora no demonstrativo financeiro.

Novas fronteiras
O valor pago pela parcela da Vivo que estava com a PT, possibilitarão novos investimentos na brasileira Oi. A operadora informou em comunicado que as empresas desenvolverão estratégias de cooperação para ampliar sua presença internacional, com foco específico na América Latina e África. As receitas operacionais da PT no ano passado somaram 6,8 bilhões de euros.

O acordo entre as operadoras permitirá que a Oi ganhe reforços financeiros com uma capitalização de até 12 bilhões, recursos necessários para aumentar seus investimentos e financiar sua expansão internacional. “O maior benefício para a Portugal Telecom é que ela conseguiu continuar no mercado brasileiro. Sem a PT, seria mais difícil para que a Oi conseguisse regularizar o caixa”, diz Eulália Marin-Sorribes, da consultoria inglesa IHS Global Insight, sobre a dívida líquida de 21 bilhões de reais registradas no primeiro trimestre.

A Oi é detida pela holding Telemar Participações, inteiramente controlada por grupos brasileiros. Cerca de 49% da companhia, está na mão do governo brasileiro por meio dos fundos de pensão do Banco do Brasil (Previ), da Petrobras (Petros) e da Caixa Econômica Federal (Funcef), e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Uber expande frota com 100 mil carros elétricos da BYD na América Latina e Europa

Com 10 milhões para investimentos, a paranaense Start Growth procura startups pelo país

Após prometer fortuna a jardineiro, herdeiro da Hermès diz que dinheiro 'sumiu'

Segmento de distribuição de energia elétrica irá investir R$ 52 bilhões em modernização até 2027

Mais na Exame