Exame Logo

Por dentro da nova e moderna sede da SulAmérica em São Paulo

Espaço concentra 1.700 dos 5.600 funcionários da companhia no país e conta com ambientes abertos e bem iluminados

Casa nova (Luísa Melo/EXAME.com/Exame)

Luísa Melo

Publicado em 15 de julho de 2016 às 13h31.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h11.

São Paulo - Quando completou 120 anos, em 2015, a SulAmérica ganhou casa nova em São Paulo. Até então, sua sede na cidade ficava no bairro do Morumbi, uma região de difícil acesso por meio do transporte público. O novo endereço, por outro lado, fica em frente à estação Faria Lima do metrô, no bairro de Pinheiros, região servida também por muitas rotas de ônibus, grandes avenidas e ciclovias. Com isso, a seguradora pôde se desfazer das cerca de 30 linhas de ônibus fretado que oferecia. Também cortou o restaurante interno e passou a dar vale-refeição aos funcionários, já que agora a vizinhança oferece diversas opções de alimentação. De formato circular e "todo" de vidro, o edifício do escritório foi projetado para interferir positivamente na paisagem da região. Nas fotos, conheça mais detalhes da estrutura.
  • 2. Grande espaço

    2 /16(Divulgação/SulAmérica)

  • Veja também

    O prédio, de 13 andares, tem uma área de 12.400 metros quadrados. Ele foi projetado pelo estúdio de arquitetura Aflalo e Gasperini.
  • 3. Quase todos

    3 /16(Luísa Melo/EXAME.com)

  • Cerca de 1.700 pessoas trabalham lá. No Brasil todo, a SulAmérica tem 5.600 funcionários. A única área que não fica no local é a de atendimento ao cliente, situada próximo à Estação São Bento do metrô, no centro de São Paulo.
  • 4. Ajuda mútua

    4 /16(Luísa Melo/EXAME.com)

    O ambiente do escritório é aberto, desenhado para incentivar a colaboração entre a equipe. Por isso, os gestores não têm salas. Eles ficam na mesma bancada que o restante do time, separados por uma baia de vidro.
  • 5. Executivos reunidos

    5 /16(Luísa Melo/EXAME.com)

    A exceção da regra fica com os vice-presidentes, reunidos em uma sala ampla, no último piso, junto com o presidente. À esquerda da foto, está o CEO da companhia, Gabriel Portella. À direita, o VP de controle e relações com investidores, Arthur Farme Neto. Na matriz da empresa, no Rio de Janeiro, também há uma sala reservada para os executivos.
  • 6. Cantinho de privacidade

    6 /16(Luísa Melo/EXAME.com)

    Por conta do ambiente aberto, cada um dos andares conta com pelo menos duas pequenas salas de reunião. No prédio inteiro há 49 delas.
  • 7. Reuniões concentradas

    7 /16(Luísa Melo/EXAME.com)

    Um dos andares da estrutura, inclusive, é dedicado somente a reunião. São 18 salas tradicionais, duas delas "exclusivas" para a equipe do RH, e outras seis equipadas com videoconferência.
  • 8. Bairros de SP

    8 /16(Luísa Melo/EXAME.com)

    Neste espaço, as salas foram batizadas com nomes de bairros de São Paulo. Os funcionários podem reservá-las pela intranet. A entrada é liberada automaticamente por meio do crachá.
  • 9. Trabalho móvel

    9 /16(Luísa Melo/EXAME.com)

    Parte dos funcionários trabalham em notebooks, para terem mais mobilidade. Por isso, cada um deles tem um armário para guardar seus pertences.  A flexibilidade de horários é permitida, desde que negociada com os gestores. Cerca de 200 empregados também fazem home office integralmente. Eles atuam no setor de atendimento ao prestador e emissão de seguros, por exemplo.
  • 10. Luz natural

    10 /16(Luísa Melo/EXAME.com)

    O local também foi projetado para aproveitar ao máximo a luz solar, que entra pelas enormes janelas.
  • 11. Prédio sustentável

    11 /16(Luísa Melo/EXAME.com)

    O edifício tem ainda sistemas para reuso da água dos lavatórios, reaproveitamento de chuva, elevadores inteligentes e sensores de desligamento automático de luzes. De acordo com a SulAmérica, com essa estrutura, o prédio gasta 60% menos água e 15% menos energia que uma construção tradicional.
  • 12. Bike e atividades físicas

    12 /16(Luísa Melo/EXAME.com)

    A seguradora instalou bicicletários com vestiários na sede. A iniciativa faz parte do programa Saúde Ativa, que incentiva os funcionários a terem hábitos saudáveis. Das 1.700 pessoas que trabalham lá, 15 usam a estrutura com frequência, segundo a empresa. A companhia também faz parcerias com academias de ginástica da região.
  • 13. Lanchonete aberta

    13 /16(Luísa Melo/EXAME.com)

    A estrutura conta ainda com uma lanchonete, que pode ser acessada pelo público em geral. Os valores dos lanches vendidos não são subsidiados pela SulAmérica.
  • 14. Consultas e massagens

    14 /16(Luísa Melo/EXAME.com)

    No "Espaço Saúde", são feitos os exames médicos admissionais e demissionais. Uma vez por semana, a companhia disponibiliza consultas com nutricionistas, massagem e drenagem linfática aos trabalhadores. Basta agendar pela intranet.
  • 15. Investimentos

    15 /16(Luísa Melo/EXAME.com)

    No 12º andar, os ambientes são fechados. Lá funcionam áreas que tratam de assuntos confidenciais, como RH, auditoria e compliance. Também é onde fica o braço de investimentos da empresa. A asset administra 30 bilhões de reais em ativos. A companhia, como um todo, possui mais de 7 milhões de clientes. No ano passado, teve uma receita de 17,4 bilhões de reais e um lucro líquido de 734,3 milhões de reais.
  • 16. Agora conheça a sede do Nubank

    16 /16(EXAME.com/Karin Salomão)

  • Acompanhe tudo sobre:EmpresasEscritóriosgestao-de-negociosPar CorretoraSedes de empresasSegurossetor-de-segurosSulAmérica

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Negócios

    Mais na Exame