Negócios

Polícia da China detém 6 em escândalo de carne contaminada

Executivos da Shanghai Husi Food, que forneceu carnes para as redes McDonald's e KFC, entre outras, foram levados sob custódia


	McDonald's em Tóquio, no Japão: toda a rede asiática foi afetada por entrega de carne estragada da Shanghai Husi Food
 (Yuriko Nakao/Bloomberg)

McDonald's em Tóquio, no Japão: toda a rede asiática foi afetada por entrega de carne estragada da Shanghai Husi Food (Yuriko Nakao/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de agosto de 2014 às 11h00.

Pequim - A polícia da China deteve seis executivos de uma companhia fornecedora de carne enquanto investiga um escândalo que levanta temores sobre a segurança alimentar no país, segundo a mídia estatal reportou neste domingo.

O chefe da polícia em Xangai e vice-prefeito Bai Shaokang disse à rádio local que os executivos da Shanghai Husi Food, unidade do OSI Group LLC, baseado nos Estados Unidos, foram levados sob custódia, disse a agência de notícias Xinhua.

A empresa forneceu carne para as redes de fast food estrangeiras McDonald's e Yum Brands Inc, que controla a rede KFC, entre outras.

O escândalo, que também afetou a rede Starbucks Corp, foi desencadeado por uma reportagem da TV local mostrando a equipe da Shanghai Husi utilizando carne vencida. A reportagem também alegou que a empresa forjou datas de produção.

A segurança alimentar tem sido uma enorme preocupação para consumidores chineses após produtos lácteos contaminados com melamina industrial terem deixado milhares doentes e provocado a morte de seis crianças em 2008.

Órgãos reguladores fecharam a fábrica da Shanghai Husi em 20 de julho. A polícia deteve cinco pessoas, incluindo o diretor da empresa e gerente de qualidade. Não ficou claro pela reportagem da Xinhua se Bai estava se referindo ao mesmo executivo.

"Se alguma irregularidade for descoberta, lidaremos com ela estritamente de acordo com a lei", disse Bai citado pela agência.

A Yum Brands Inc é a maior operadora de restaurantes do Ocidente na China, com 6.400 estabelecimentos. A companhia afirmou na semana passada que o temor causou danos às vendas da KFC e Pizza Hut no período de 20 a 30 de julho.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaIndústria

Mais de Negócios

Food to Save alcança 8 milhões de sacolas e um crescimento de 5.233%

'Algumas situações podem ser potencializadas com IA, mas com limites', diz diretora do Dante

Construtora de residencial mais alto de BC projeta dobrar vendas em 2026

Banco da Amazônia anuncia nova unidade em São Paulo