Negócios

Petrobras precisará de um milagre para cumprir metas, diz Itaú

Segundo a instituição, produção de petróleo precisaria crescer 10% para atingir o objetivo de 1,95 milhão de barris ao dia em 2008

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.

Os números referentes à produção de petróleo divulgados pela Petrobras nesta terça-feira (19/8) decepcionaram os analistas. Para o Itaú, "será necessário um milagre" para que a petrolífera consiga cumprir suas metas de produção previstas para 2008.

Pelos cálculos da instituição, seria preciso elevar a extração em 10% para atingir o objetivo de 1,95 milhão de barris ao dia neste ano. Em julho, a produção se manteve estável em relação ao mês anterior, registrando 1,867 milhão de barris ao dia - 2% abaixo do previsto pelo Itaú. No ano, a produção média da estatal é de 1,839 milhão de barris ao dia.

"No ritmo que as coisas vão, nós teremos mais um ano de produção abaixo das expectativas", diz a instituição em relatório, ressaltando que não foi dada qualquer explicação que justificasse os resultados apresentados. E complementa: "os velhos problemas são suficientes para que a produção continue a desapontar o mercado".

Em relatório a corretora Ativa destaca que, como os novos sistemas de produção entrarão em operação somente no final de 2008, terão pouco impacto sobre os resultados deste ano. "A meta de crescimento da produção de óleo no Brasil em 2008 está cada vez mais "desafiadora"."

O Itaú questiona a produção das plataformas P-52 e P-54. "Resta saber quanto da produção dessas plataformas ocorreu em agosto. Dependendo do caso, algo realmente poderá estar errado com a produção", diz.

Apesar dos números desfavoráveis e das dúvidas referentes à produção, a instituição mantém sua recomendação de compra para as ações da Petrobras (PETR4), com preço-alvo de 61,05 reais em dezembro, o que representaria uma valorização de 87% frente ao último fechamento. "Entretanto, recomendamos cautela no curto prazo, em função da fraca performance operacional, das estratégias anunciadas em outubro e da piora do quadro regulatório."  

Na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), às 12h24, os papéis eram negociados em alta de 2,54%, a 33,46 reais.

 

 

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Cacau Show, Chilli Beans e mais: 10 franquias no modelo de contêiner a partir de R$ 30 mil

Sentimentos em dados: como a IA pode ajudar a entender e atender clientes?

Como formar líderes orientados ao propósito

Em Nova York, um musical que já faturou R$ 1 bilhão é a chave para retomada da Broadway

Mais na Exame