Negócios

Petrobras diz que SEC pediu envio de documentos

Estatal informou que recebeu no dia 21 de novembro uma notificação requerendo documentos de uma investigação do próprio órgão regulador dos EUA


	Pedestres passam pela sede da Petrobras no centro do Rio de Janeiro
 (Ricardo Moraes/Reuters)

Pedestres passam pela sede da Petrobras no centro do Rio de Janeiro (Ricardo Moraes/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de novembro de 2014 às 20h45.

São Paulo/Rio de Janeiro - A Petrobras informou nesta segunda-feira que recebeu em 21 de novembro uma notificação da Securities and Exchange Commission (SEC) requerendo documentos relativos a uma investigação do próprio órgão regulador do mercado de capitais dos Estados Unidos.

A intimação solicita documentos que serão enviados após um trabalho conjunto com o escritório nacional Trench, Rossi e Watanabe Advogados e com o norte-americano Gibson, Dunn & Crutcher, já contratados para fazer uma investigação interna independente, informou a Petrobras em comunicado ao mercado.

A estatal não deu detalhes sobre quais documentos a SEC pediu.

A apuração da SEC é a mais recente de uma série de investigações sobre a Petrobras que estão avançando para além das fronteiras brasileiras. 

A empresa também está sob investigação do Departamento de Justiça norte-americano, afirmou uma fonte próxima do assunto à Reuters. Um porta-voz do Departamento de Justiça dos EUA recusou-se a comentar o assunto.

As atividades da Petrobras estão sendo investigadas por uma unidade do Departamento de Justiça dos EUA que analisa potenciais violações à legislação do país contra corrupção no exterior, disse a fonte.

A investigação norte-americana, conduzida tanto pela SEC como pelo Departamento de Justiça, tem natureza "ampla" e está ocorrendo desde ao menos o início de 2014, disse a fonte.

A Polícia Federal já prendeu dois ex-executivos da Petrobras em uma ampla investigação de lavagem de dinheiro e corrupção, enquanto uma investigação interna na companhia levou à demissão de um dos executivos e outros 15 acusados de corrupção.

A Petrobras disse que vai cooperar com as autoridades norte-americanas da mesma forma que vem colaborando com as autoridades brasileiras.

Texto atualizado às 21h44min do mesmo dia com mais informações.

Acompanhe tudo sobre:Capitalização da PetrobrasCorrupçãoEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEscândalosEstatais brasileirasFraudesGás e combustíveisIndústria do petróleoMercado financeiroOperação Lava JatoPetrobrasPetróleoSEC

Mais de Negócios

Quem quer pão e dividendos: Olivier Anquier atrai R$ 3,4 mi para abrir novas unidades do Mundo Pão

Férias de julho: 10 dicas para viajar com crianças gastando pouco

Grupo Boticário aumenta serviços de maquiagem e skincare em lojas. O objetivo: dobrar o ticket médio

A nova aposta da bilionária Indigo, de estacionamentos, no Brasil: saber tudo sobre quem estaciona

Mais na Exame