Estatal deve negociar valor preliminar por barril das reservas do petróleo da camada pré-sal (.)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.
São Paulo - O conselho de administração da Petrobras orientou nesta sexta-feira a estatal a negociar com a União um valor preliminar por barril das reservas do petróleo da camada pré-sal que serão compradas do governo.
A orientação foi dada porque o prazo estimado para a União obter a análise da Agência Nacional do Petróleo (ANP) sobre os direitos a serem cedidos à Petrobras ultrapassa a data planejada para implementar o processo de capitalização e de cessão onerosa, previsto para julho de 2010.
"Posteriormente, quando o laudo da certificadora contratada pela ANP estiver concluído e servir para a finalização das negociações entre União e Petrobras, este valor preliminar será ajustado", informou a estatal em nota.
A companhia informou ainda que a revisão do valor preliminar poderá levar a um ajuste contratual que implique a alteração do volume de barris inicialmente previsto.
"Se a revisão indicar valor maior que o preliminar, o volume de óleo equivalente negociado será reduzido, e se a revisão indicar valor menor que o preliminar, o volume será aumentado. Sempre se respeitando o volume máximo de 5 bilhões de barris previsto no Projeto de Lei em tramitação."
O conselho orientou a direção da companhia a "realizar a capitalização pela modalidade de oferta pública de ações com prioridade de alocação aos atuais acionistas."