Negócios

Pesquisa define quatro tipos de inovação

O estudo da consultoria Booz Allen & Hamilton, que analisou as empresas de seu banco de dados para estabelecer as melhores práticas de inovação, definiu quatro tipos básicos de estratégia. Veja quais são: As desbravadoras de mercado Essas empresas pensam primeiro no produto, depois no mercado que ele pode ter. Exemplos desse tipo de companhia […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 09h27.

O estudo da consultoria Booz Allen & Hamilton, que analisou as empresas de seu banco de dados para estabelecer as melhores práticas de inovação, definiu quatro tipos básicos de estratégia. Veja quais são:

As desbravadoras de mercado

Essas empresas pensam primeiro no produto, depois no mercado que ele pode ter. Exemplos desse tipo de companhia são a Apple, a Nike e a Coca-Cola. Como estratégia, elas investem em novas tecnologias e continuamente refinam os produtos existentes. A Nike, por exemplo, tem a ambição de ser sempre a primeira a lançar produtos na categoria de tênis, o que leva a fortalecimento de sua marca no segmento de moda. É comum para essas empresas apostar em mensagens de marketing amplas, ligadas mais a aspirações do que a necessidades práticas. Assim, a Nike se liga ao conceito de "vencer".

As experimentadoras

Essas empresas criam vários produtos e os lançam rapidamente, em versões baratas, para ver quais fazem sucesso. Um exemplo é a fabricante de tênis Puma, cujo lema é "lançar e aprender". Elas normalmente têm intenso investimento em pesquisa e desenvolvimento, e seu marketing é voltado para os formadores de opinião.

As ouvintes

São empresas especializadas em atender as necessidades de seus clientes-alvo. Exemplos são a Dell e a Procter & Gamble. A Dell concentra suas pesquisas com consumidores em perguntas sobre funcionalidade, e adota as inovações dos concorrentes que mais fazem sucesso. A Procter & Gamble gasta metade do que a L'Oreal em pesquisa e desenvolvimento de produtos, mas é agressiva em pesquisa de mercado.

As seguidoras

Copiam tudo o que as líderes façam. Sua estratégia é copiar rapidamente aquilo que dá certo. Exemplos de seguidoras são Pepsi, Avon e a automobilística Kia. A Avon, que gasta menos de 1% do faturamento em pesquisa e desenvolvimento, tem alto índice de lançamento de produtos (por volta de 130 por ano), a maioria baseada em sucessos da concorrência. 

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Food to Save alcança 8 milhões de sacolas e um crescimento de 5.233%

'Algumas situações podem ser potencializadas com IA, mas com limites', diz diretora do Dante

Construtora de residencial mais alto de BC projeta dobrar vendas em 2026

Banco da Amazônia anuncia nova unidade em São Paulo