Negócios

Com Pantanal, TAM tira da Gol a liderança em Congonhas

Analistas veem grande potencial de sinergia nas operações das companhias no setor corporativo

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.

São Paulo - Com a compra de 100% das ações da Pantanal, oitava maior companhia aérea do Brasil, a TAM deve ultrapassar a Gol e assumir a liderança em participação de mercado no aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Segundo analistas da corretora Planner, a Pantanal teve 7% dos slots (horários para pouso e decolagem) do aeroporto e uma participação no mercado doméstico de 0,16% nos primeiros 11 meses de 0209. A transação adicionará os slots ao portfólio da TAM.

Além da posição estrategicamente favorável, a TAM ganha também com a sinergia que há entre as operações das duas empresas. Atualmente, 90% dos clientes da Pantanal são do perfil corporativo, contra 75% da TAM, o que significa uma forte sinergia de perfil de segmento de passageiros entre as companhias.

De acordo com os analistas, a Pantanal vem mantendo uma média de taxa de ocupação em 2009 de 55%. A administração da TAM acredita ser possível elevar este índice por meio da utilização da bandeira da Pantanal para explorar sua malha aérea, a integração dos sistemas de tecnologia da informação, e a exploração de novas densidades de rotas, e a inclusão dos clientes da Pantanal no Programa Multiplus Fidelidade.

A TAM deve pagar 13 milhões de reais pela compra da Pantanal. A operação ainda está sujeita à aprovação da Agência Nacional de Aviação Comercial (ANAC). A administração da TAM anunciou que enxerga maiores taxas de crescimento em pequenas cidades e que pretende em breve renovar a atual frota da Pantanal, usando aeronaves com menos de 100 assentos, para capturar a demanda das pequenas cidades, fora dos principais centros.

Às 14h01, as ações da TAM (TAMM4) subiam 0,17%, negociadas a 35,31 reais. O Ibovespa operava em alta de 1,42%, aos 66.864 pontos.
 

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Como linhas de crédito para COP vão ajudar Dona Lúcia, cozinheira que mudou o modo de comer no Pará

Justiça aceita pedido de recuperação judicial da Casa do Pão de Queijo

De pequena farmácia a gigante da beleza, como O Boticário virou um fenômeno com R$ 30 bi em vendas

Smart Fit compra rede de estúdios Velocity por R$ 183 milhões

Mais na Exame