Os líderes brasileiros mais admirados por jovens e o porquê
Segundo pesquisa, Jorge Paulo Lemann é o líder dos sonhos dos brasileiros mais novos. Para eles, principal característica de um bom comandante é ter iniciativa
Luísa Melo
Publicado em 4 de agosto de 2014 às 15h10.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h06.
São Paulo - Além de ser o bilionário mais rico do Brasil, segundo a Forbes, o empresário Jorge Paulo Lemann , da 3G capital - que abrange empresas como a AB InBv, Burger King, Heinz e Lojas Americanas - é o líder brasileiro mais admirado pelos jovens do país. De acordo com a pesquisa "Empresa dos Sonhos dos Jovens" de 2014, realizada pelas consultorias Cia de Talentos e Nextview People, para os mais novos, um bom líder precisa, antes de tudo, ter iniciativa. Essa foi a característica essencial citada por 94% dos entrevistados. Em seguida, aparecem a capacidade de inspirar e motivar pessoas (apontada por 89%), ter conhecimento sobre a área em que atua (84%), saber trabalhar em equipe (84%), ter coerência entre fala e ação (83%) e saber desenvolver pessoas (78%). Para o estudo, foram ouvidos mais de 50 mil jovens com idade entre 17 e 26 anos. Entre eles, 54% dizem que admiram algum líder. No ano passado, esse percentual havia sido de 46%. A seguir, conheça os 10 brasileiros mais reconhecidos e o porquê.
As principais características que colocam Lemann no topo da lista dos líderes brasileiros mais admirados pelos jovens do país são o empreendorismo e a capacidade de inovar. Cerca de 36% dos que o elegeram mencionaram as habilidades. Outros 22% disseram que ele possui uma visão sistêmica, ou seja: tem clareza do que quer e de como chegar lá. Outros 17% o escolheram por suas características pessoais (como determinação, disciplina ou humildade).
O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal foi eleito pelos jovens o segundo líder brasileiro mais admirado do país por conta da causa por qual luta (motivo citado por 57% dos que o escolheram). Outros 17% mencionaram as características pessoais de Barbosa e 14% suas habilidades em superar barreiras e vencer preconceitos.
Cerca de 35% dos que colocaram o empresário na lista dos líderes brasileiros mais admirados o fizeram por conta do empreendedorismo e capacidade de inovar. Uma parcela de 32% citou sua visão sistêmica e 15% mencionaram suas características pessoais.
No ano passado, o fundador da escola de inglês Wise Up estava em 10º no ranking do ano passado. Esse ano, ganhou a 4ª posição por conta do empreendedorismo e capacidade de inovar (citados por 31% dos que o escolheram), sua habilidade em transformar seus sonhos em realidade (apontada por 18%) e suas características pessoais (14%).
O dono do SBT foi lembrado principalmente pelo empreendedorismo e capacidade de inovar (citada por 31% dos jovens que o escolheram), por suas características pessoais (25%) e pelo amor pelo que faz (12%).
Pela primeira vez na lista, Bel Pesce, a "menina do Vale" e fundadora da FazINOVA foi escolhida principalmente pelo empreendedorismo e capacidade de inovar (citados por 39% dos que a mencionaram), pela sua habilidade em transformar os sonhos em realidade (19%) e pelas características pessoais (17%).
Cerca de 39% dos jovens que colocaram o técnico da Seleção Brasileira Masculina de Vôlei, Bernardinho, entre um dos líderes brasileiros mais admirados acreditam que ele merece a 8ª posição no ranking devido a suas características pessoais (como determinação, disciplina ou humildade). Outros 18% mencionaram sua paixão pelo que faz e 18% sua visão sistêmica.
Esta é a primeira vez que o fundador da consuloria Falconi entra para o rol dos líderes brasileiros mais admirados pelos jovens do país. Para os que o elegeram, ele merece o 9º lugar da lista por causa de sua visão sistêmica (motivo apontado por 35% deles), o empreendedorismo e a capacidade de inovar (24%) e o amor pelo que faz (10%).
O presidente do Conselho de Administração da BRF foi lembrado por 38% dos jovens que o elegeram como um dos líderes brasileiros mais admirados por conta do empreendedorismo e capacidade de inovar. Outros 22% citaram sua visão sistêmica e 16% suas características pessoais.
Mais lidas
Mais de Negócios
Cartões UnionPay emitidos no exterior podem ser vinculados ao Alipay e WeChat PayDe olho na Black Friday, Shein abre área no aeroporto de Guarulhos para acelerar entregasAutoridade chinesa aprova criação da Beijing BNP Paribas Tian Xing Insurance'McDonald's da construção civil' recebe aporte milionário para popularizar obra à moda Lego