Os candidatos a CEO da Microsoft
Steve Ballmer se aposenta em agosto de 2014, e até lá precisa encontrar um substituto
Da Redação
Publicado em 26 de dezembro de 2013 às 12h30.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h21.
O atual CEO da Microsoft, Steve Ballmer se aposenta em agosto de 2014. Até lá precisa encontrar um substituto. Confira os nomes mais cotados para ocupar o cargo.
Alan Mulally, atual CEO da Ford, é um dos mais cotados a ocupar o cargo na Microsoft. O executivo é amigo de longa data de Steve Ballmer. Sua principal qualidade é lidar com grandes equipes e planejar reorganizações, mas sua falta de conhecimentos técnicos pode pesar na escolha.
Formado em engenharia elétrica, Satya Nadella trabalha na Microsoft há 20 anos. Iniciou sua carreira na empresa em pesquisas na divisão de serviços online e atualmente lidera a divisão de servidores. Entre suas qualidades estão a expertise técnica e o foco no corporativo, mas possui pouco envolvimento na área mobile da Microsoft.
Tony Bates era CEO do Skype quando a empresa foi adquirida pela Microsoft em 2011. Seu nome é cogitado devido a sua experiência de 14 anos na Cisco, onde gerenciou mais de 12.500 funcionários. Tem amplos conhecimentos em atendimento ao consumidor e expertise técnica, mas passou pouco mais de um ano apenas em cargo de CEO.
Atual CEO da Nokia, Stephen Elop é o candidato mais forte da lista. O executivo deixou a Microsoft em 2010 para liderar a empresa finlandesa. Seu retorno é certo e ele pode ser nomeado CEO por sua expertise no mercado de dispositivos móveis, mas o fraco crescimento da Nokia em 2013 pode ser decisivo para sua nomeação.