-
1. Décadas de consumo
zoom_out_map
1/29 (Tatiana Vaz/EXAME.com)
São Paulo – Desde que o Danoninho foi criado, em 1973, o iogurte em pequena porção ganhou espaço cativo na geladeira de boa parte dos pequenos consumidores brasileiros. Não à toa, ele é ainda hoje um dos produtos mais vendidos pela Danone no Brasil, assim como o Danette, sobremesa de chocolate da fabricante. Mas, afinal, por quais processos eles passam para chegar até a consistência e gosto ideal? EXAME.com visitou a fábrica da Danone, em Poços de Caldas, interior de Minas, para tentar desvendar os segredos. Veja, a seguir, as etapas de produção clicando nas fotos.
-
2. Estreia de morango
zoom_out_map
2/29 (EXAME)
A Danone começou a operar no Brasil em 1970 e poucos anos depois lançou o Danoninho. Hoje, a cada 5 potinhos fabricados, 1 é vendido no Brasil. A receita do petit, como a categoria é chamada, mudou desde sua criação. O produto é hoje menos doce e tem a aparência menos rosada do que antes. Ao longo dos 10 últimos anos, a fórmula teve uma redução de mais de 30% da quantidade de açúcares. Hoje um potinho de 45g possui 6,48g do ingrediente. Na coloração a mudança se deu por causa do tipo de corante usado – de artificial para natural. O objetivo foi tornar o produto mais saudável.
-
3. Unidade fabril
zoom_out_map
3/29 (Tatiana Vaz/EXAME.com)
A fábrica da Danone em Poços de Caldas, interior de Minas, produz 85% de todos os produtos da empresa vendidos no Brasil. Por consequência, concentra 90% do faturamento da unidade de lácteos da empresa no país, estimado em R$ 2 bilhões. Trata-se da segunda maior fábrica global da Danone em volume produzido, atrás apenas da unidade do México. No mundo, a companhia possui 100 fábricas.
-
4. Matéria-prima
zoom_out_map
4/29 (Zsuzsanna Kilian / Stock Xchng)
O leite é a matéria-prima de todos os produtos da Danone e, por isso, boa parte de toda a estratégia de controle, seleção e qualidade da empresa se concentra nele. A empresa tem regras mundiais que vão da escolha de fornecedores e envase até a maneira de ordenhar as vacas e fazer o desnate. Em média, do recebimento do leite ao envase leva-se 15 horas para a produção de um Danoninho, tempo parecido com o gasto em outros produtos da marca Danone.
-
5. 200 fornecedores
zoom_out_map
5/29 (Tatiana Vaz/EXAME.com)
Mais de 200 produtores de leite em um raio de 200 quilômetros de distância da fábrica de Poços de Caldas trabalham para a Danone. Exatas 58 rotas de caminhões são feitas diariamente pelos parceiros para que a matéria-prima dos iogurtes seja entregue.
-
6. Teste primário
zoom_out_map
6/29 (Tatiana Vaz/EXAME.com)
Antes de carregar o caminhão, um teste inicial verifica se o leite fornecido está contaminado ou fora da temperatura ideal – se estiver, é eliminado. O descarte de leite é mínimo, segundo a empresa, porque os fornecedores são divididos por categorias, de acordo com a qualidade do leite fornecido, além deles seguirem regras rígidas de fornecimento padronizadas mundialmente.
-
7. Em fila
zoom_out_map
7/29 (Tatiana Vaz/EXAME.com)
Logo que chegam à Danone, os caminhões formam filas para esperar a sua vez de realizar as provas de controle no leite transportado. Realizados os testes, os caminhões voltam para uma nova fila para aguardar os resultados. O leite só é descarregado dos caminhões para os silos industriais depois de uma bateria de provas, que vão de verificação de contaminantes como bactérias e possíveis sujeiras até a análise de níveis de resíduos de antibióticos tomados por vacas.
-
8. Desnate do leite
zoom_out_map
8/29 (Tatiana Vaz/EXAME.com)
Dos caminhões, o leite é transferido para grandes silos onde acontecerá o desnate. O local funciona como uma grande batedeira de altíssima velocidade onde a gordura é separada do leite cru, processo que leva cerca de duas horas.
-
9. Adição de sabores
zoom_out_map
9/29 (Tatiana Vaz/EXAME.com)
O leite já desnatado segue por outra tubulação que o leva até um misturador. É ali que o leite encontra outros ingredientes da receita, como o pó de amido, as vitaminas e, no caso do Danette, cacau. A polpa de morango que dá gosto ao Danoninho também é acrescentada na ilnha de envase.
-
10. Misturador
zoom_out_map
10/29 (Tatiana Vaz/EXAME.com)
Depois de duas horas de mistura de ingredientes, a bebida passa mais cerca de uma hora sendo hidratada. Todo o processo acontece dentro das máquinas – apenas nesta imagem é possível ver um líquido rosa em uma das tubulações.
-
11. Pasteurização
zoom_out_map
11/29 (Tatiana Vaz/EXAME.com)
O leite vai então para a etapa de pasteurização, onde recebe um tratamento térmico de cerca de 2 horas feito a 95 graus e em uma velocidade de batida de 25.000 litros por hora. A finalidade é eliminar qualquer tipo de bactéria que ainda tenha ficado no produto.
-
12. O segredo
zoom_out_map
12/29 (Tatiana Vaz/EXAME.com)
É nesta etapa que o grande segredo da produção de um Danoninho acontece. Por cerca de sete horas, o leite preparado recebe fermentos específicos, especialmente criados para cada receita dos produtos da marca Danone. Os fermentos são trazidos de um fornecedor da Danone na Holanda, com fórmulas patenteadas pela companhia.
-
13. Descanso
zoom_out_map
13/29 (Tatiana Vaz/EXAME.com)
Nesta etapa, o produto é reservado por cerca de sete horas. É nesse descanso que ele ganha a viscosidade e a acidez perfeita de acordo com a receita. Do descanso, o leite segue agora para uma espécie de liquidificador gigante para que seja batido por uma velocidade lenta e constante.
-
14. Para a geladeira
zoom_out_map
14/29 (Tatiana Vaz/EXAME.com)
A mistura segue para a refrigeração em uma temperatura de cerca de 8 graus. A missão desta etapa é parar a ação do fermento para que o produto fique ácido e viscoso na medida certa.
-
15. Tampão
zoom_out_map
15/29 (Tatiana Vaz/EXAME.com)
Essa área serve como uma reserva para o produto já pronto, a espera do envase. Um Danoninho tem validade média de 40 dias e por isso não pode ser produzido em larga escala para ser estocado. Um plano semanal, com adequações diárias, é feito para que a produção aconteça no ritmo em que os pedidos são feitos pelos clientes.
-
16. Salas de controle
zoom_out_map
16/29 (Tatiana Vaz/EXAME.com)
Do começo ao fim da produção de um Danoninho, mais de 300 testes acontecem todos os dias. Um deles é o teste de estresse, em que uma amostra do iogurte é colocada em uma câmara por três dias a 30 graus de temperatura. O objetivo é forçar uma espécie de contaminação do produto que, se não acontecer, indica que o petit está pronto. No fim da produção, produtos são escolhidos de forma aleatória para passar pela prova de degustação, feita por funcionários da empresa.
-
17. Toque de fruta
zoom_out_map
17/29 (Tatiana Vaz/EXAME.com)
O Danoninho “camadinha de fruta” recebe a adição de uma geléia de morangos nesta etapa do processo. A inclusão de sabores e cores em outros produtos acontece, da mesma maneira, nesta fase. No caso do Danio, o produto recebe pedaços de frutas de verdade.
-
18. Envase
zoom_out_map
18/29 (Tatiana Vaz/EXAME.com)
O envase acontece em embalagem termoformada. Nesse processo, uma placa contínua passa por uma máquina que esquenta e um molde a transforma em potinhos.
-
19. Seladora
zoom_out_map
19/29 (Tatiana Vaz/EXAME.com)
Os produtos seguem por uma esteira rolante que os leva para a máquina seladora, responsável pela colocação da tampa de alumínio.
-
20. Pré-moldados
zoom_out_map
20/29 (Tatiana Vaz/EXAME.com)
Já os iogurtes de garrafões, como os da marca Danone e Activia, são embalados a partir de moldes pré-fabricados. Uma máquina de sopro produz o recipiente a partir de um pré-moldado de plástico para logo em seguida receber o conteúdo.
-
21. Em grupo
zoom_out_map
21/29 (Tatiana Vaz/EXAME.com)
Prontas, as embalagens de Danoninho são agrupadas e seguem por uma esteira rolante até a área de logística, onde lotes são fechados e controlados para as entregas.
-
22. O Danette
zoom_out_map
22/29 (Tatiana Vaz/EXAME.com)
Esta é a entrada da área de sobremesas, categoria a que o Danette pertence. O processo de fabricação do Danette e Danoninho é o mesmo até chegar na parte da fermentação - o primeiro não é fermentado, por isso entra na categoria de sobremesa e não de iogurte.
-
23. Cacau
zoom_out_map
23/29 (Tatiana Vaz/EXAME.com)
Além de vitaminas, o Danette recebe cacau em sua fórmula. O ingrediente é incluído na receita depois do desnate do leite, assim como acontece com os demais produtos.
-
24. Bobina marrom
zoom_out_map
24/29 (Tatiana Vaz/EXAME.com)
Uma bobina marrom de plástico gigante gira para dentro de uma grande máquina e forma as embalagens arredondadas do produto.
-
25. Já pronto
zoom_out_map
25/29 (Tatiana Vaz/EXAME.com)
Formadas, as embalagens seguem por uma esteira rolante para serem preenchidas pelo Danette, já pronto.
-
26. Cheiro de chocolate
zoom_out_map
26/29 (Tatiana Vaz/EXAME.com)
Um cheiro delicioso de chocolate paira no ar nesta etapa, em que o Danette encontra-se bem quente.
-
27. Seladora
zoom_out_map
27/29 (Tatiana Vaz/EXAME.com)
Da mesma maneira que o Danoninho, o Danette segue agora por uma esteira seladora, onde recebe um lacre de alumínio por meio de uma máquina com grande precisão e velocidade.
-
28. Todos juntos
zoom_out_map
28/29 (Tatiana Vaz/EXAME.com)
Prontos, Danette, Danoninho e todos os outros produtos da Danone seguem em uma grande esteira para o caminho da área de logística, que vai cuidar da separação em lotes e futura distribuição dos itens.
-
29. Agora, veja como é feito um bombom da Kopenhagen
zoom_out_map
29/29 (Karin Salomão/Exame.com)