Negócios

Operação externa da Petrobras financiará compra da Perez

O presidente da Petrobras, Francisco Gros, garantiu que "nenhum tostão sairá do Brasil neste momento para a aquisição da Perez". A empresa brasileira anunciou hoje (22/07) a compra dao Grupo Perez, da Argentina, por 1,13 bilhão de dólares. Segundo Gros, o negócio será fechado com a receita que a Petrobrás tem fora do país, obtida […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2010 às 13h16.

O presidente da Petrobras, Francisco Gros, garantiu que "nenhum tostão sairá do Brasil neste momento para a aquisição da Perez". A empresa brasileira anunciou hoje (22/07) a compra dao Grupo Perez, da Argentina, por 1,13 bilhão de dólares. Segundo Gros, o negócio será fechado com a receita que a Petrobrás tem fora do país, obtida com exportações e produção externa.

O grupo Perez possui uma dívida de cerca de 2 bilhões de dólares, que foi renegociada durante a negociação com a Petrobras. O débito deverá ser pago em até 10 anos e metade dela em curto prazo. A geração de caixa anual da Perez é de 500 milhões de dólares. Gros espera quitar a dívida em até quatro anos.

A Petrobras tem investimentos na Colômbia, nos Estados Unidos, África e agora na Argentina.

A Petrobras informou em comunicado que pretende comprar 58,6 por cento da Perez que estão nas mãos de seus acionistas majoritários, mas que não planeja adquirir as ações em circulação da companhia argentina do tipo "B-class".

Esta deve ser a maior venda de uma empresa argentina desde a desvalorização do peso em janeiro deste ano e analistas argentinos dizem que, com esta venda, praticamente não há mais empresas nas mãos de argentinos.

A oferta pela Perez envolve o pagamento de 754,6 milhões de dólares em dinheiro e de 370,5 milhões de dólares em títulos de dívida de médio prazo a serem emitidos pela Petrobrás, que podem ser transformados em ações listadas na bolsa de Nova York (ou American Depositary Shares, ADRs).

Analistas disseram que o preço de oferta destes títulos é razoável, apesar de as ações da Petrobrás estarem em queda com as preocupações de sua exposição à recessão argentina.

O presidente da Petrobrás afirmou na teleconferência que a empresa vai conquistar, com a aquisição, mais de 1 bilhão de barris em reservas e vai elevar a produção no exterior para um volume próximo de sua meta de 300 mil barris de petróleo por dia até 2005.

A Perez teve vendas líquidas de 1,65 bilhão de pesos (456 milhões de dólares, pelo câmbio atual) e lucro de 102 milhões de pesos em 2001. A produção diária de petróleo da Perez no ano passado foi de 128,2 mil barris e tem escritórios no Brasil, Bolívia, Equador, Peru, EUA e Venezuela.

A Petrobras, com 32 500 funcionários, teve faturamento de 24,55 bilhões de dólares em 2001, com produção diária de 1,64 milhão de barris de petróleo. Lucrou no ano passado 3,49 bilhões de dólares.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Sentimentos em dados: como a IA pode ajudar a entender e atender clientes?

Como formar líderes orientados ao propósito

Em Nova York, um musical que já faturou R$ 1 bilhão é a chave para retomada da Broadway

Empreendedor produz 2,5 mil garrafas de vinho por ano na cidade

Mais na Exame