Exame Logo

Oi tem lucro recorde no 1º tri com sinergias por BrT

O destaque foi o negócio de telefonia móvel. A base de assinantes saltou de 31,8 milhões em março de 2009 para 36,6 milhões no mesmo mês deste ano

"Sem medo de errar, podemos dizer que é lucro recorde da história da Oi", afirmou diretor financeiro (.)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 04h10.

São Paulo - O grupo de telecomunicações Oi teve lucro líquido de 496 milhões de reais no primeiro trimestre, o maior da história da companhia, beneficiado por ganhos de sinergia pela integração da Brasil Telecom, adquirida no começo do ano passado.

"Sem medo de errar, podemos dizer que é lucro recorde da história da Oi", afirmou a jornalistas o diretor financeiro da empresa, Alex Zornig.

Veja também

De janeiro a março do ano passado, a empresa havia registrado lucro de 11 milhões de reais.

Segundo Zornig, o resultado dos três primeiros meses de 2010 foi impulsionado por sinergias de 300 milhões de reais pela união com a Brasil Telecom. Anualizadas, as economias de custos pela combinação das empresas chegam a 1,1 bilhão de reais, conforme o executivo.

Outro item importante mencionado pelo diretor financeiro para explicar o lucro trimestral foi a redução da dívida líquida, com queda nas despesas financeiras.

No front operacional, o grupo apresentou receita líquida de 7,46 bilhões de reais de janeiro a março, contra 7,49 bilhões de reais um ano antes.

O grupo terminou março com 62,2 milhões de unidades geradoras de receita, alta de 0,6 por cento no trimestre e de 8 por cento em 12 meses.

O destaque foi o negócio de telefonia móvel. A base de assinantes saltou de 31,8 milhões em março de 2009 para 36,6 milhões no mesmo mês deste ano.


No Estado de São Paulo, mercado em que a empresa entrou há dois anos, a meta é alcançar market share de 25 por cento em dois anos, contra 13 por cento atualmente, revelou Zornig.

O Ebitda --sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, amortização e depreciação-- foi de 2,53 bilhões de reais nos três meses até março, acima dos 2,38 bilhões de reais em igual intervalo de 2009.

A margem Ebitda subiu para 33,9 por cento, contra 31,7 por cento um ano atrás.

O resultado financeiro no primeiro trimestre foi negativo em 574 milhões de reais, comparado à despesa financeira líquida de 630 milhões de reais nos três primeiros meses do ano passado.

O grupo investiu 372 milhões de reais no ano até março, sendo 237 milhões de reais em telefonia fixa e 135 milhões em móvel. Zornig disse que o grupo mantém a previsão de investir de 3 bilhões a 4 bilhões de reais em todo o ano de 2010.

Acompanhe tudo sobre:3GBrasil TelecomEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas portuguesasLucroOiOperadoras de celularServiçosTelecomunicaçõesTelemar

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame