Fibria divulga balanço hoje com bom momento nos negócios
ÀS SETE - Companhia, a maior do mundo no setor de papel e celulose, dobrou de valor em um ano, para 29 bilhões de reais
Da Redação
Publicado em 29 de janeiro de 2018 às 06h19.
Última atualização em 29 de janeiro de 2018 às 07h17.
Enquanto a bolsa brasileira chegou a um novo patamar recorde, de 85.000 pontos, com a condenação do ex-presidente Lula em segunda instância, uma das estrelas da bolsa, a fabricante de celulose Fibria , que divulga seus resultados anuais hoje, vive um momento particular.
A companhia, a maior do mundo em seu segmento, dobrou de valor em um ano, para 29 bilhões de reais, mas caiu 2% na semana passada, enquanto a bolsa valorizou 5%.
Às Sete – um guia rápido para começar seu dia
Leia também estas outras notícias da seçãoÀs Setee comece o dia bem informado:
- Curtas – uma seleção do mais importante no Brasil e no mundo
- Tesouro Nacional: qual é o tamanho do déficit fiscal?
- Trump apresenta novo plano de imigração nesta segunda-feira
A principal explicação está no dólar, que caiu 1,9% na semana, para 3,14 reais, também influenciado pela decisão judicial contra o ex-presidente, que afasta a possibilidade de que ele seja eleito presidente em dezembro. Como uma das principais exportadoras do país, a Fibria tende a se beneficiar do dólar forte.
A empresa também encara desafios em seu negócio. Acostumada a dominar o setor, e conhecida como uma campeã de sustentabilidade, a empresa ano passado perdeu em setembro a disputa pela concorrente Eldorado Celulose para o grupo asiático-holandês Paper Excellence.
A Fibria havia confirmado interesse na companhia por meio de nota. Agora, a própria Fibria virou alvo de aquisição pela Paper Excellence.
Segundo o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, o grupo contratou o banco BTG Pactual para negociar a compra da companhia brasileira.
A notícia pega a Fibria num bom momento operacional. No terceiro trimestre a companhia anunciou lucro de 742 milhões de reais, quase 26 vezes acima do resultado alcançado um ano antes. O faturamento no trimestre cresceu 24%, para 2,84 bilhões de reais.
Uma nova fábrica, em Três Lagoas (MS), colocou a companhia num novo ciclo de expansão com menos necessidade de investimentos.
Os números de hoje devem confirmar o bom momento operacional. Os desafios, e as oportunidades, da Fibria, estão em outros campos.