Negócios

Jesús Zabalza é nomeado executivo-chefe do Santander Brasil

O executivo era até então diretor-geral da divisão do grupo para a América, cargo no qual será substituído por Javier San Félix


	Santander: a nomeação de Zabalza acontece depois de Marcial Portela renunciar a suas funções executivas na área
 (GettyImages)

Santander: a nomeação de Zabalza acontece depois de Marcial Portela renunciar a suas funções executivas na área (GettyImages)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de abril de 2013 às 06h56.

Madri - O Banco Santander nomeou como o novo executivo-chefe do Santander Brasil Jesús Zabalza, até então diretor-geral da divisão do grupo para a América, cargo no qual será substituído por Javier San Félix.

Em uma nota divulgada nesta quinta-feira, a entidade lembra que a divisão América inclui todos os negócios do grupo na América Latina, à exceção do Brasil.

A nomeação de Zabalza acontece depois de Marcial Portela renunciar a suas funções executivas na área, apesar de continuar como presidente do conselho de administração do Santander Brasil.

Segundo explica a entidade, Portela dirigiu a integração entre o Santander Brasil e o Banco Real, adquirido junto ao grupo holandês ABN AMRO, e nos últimos três anos foi o principal executivo dessa filial do Grupo Santander.

Jesús Zabalza, por sua vez, desempenhou cargos executivos em diferentes entidades bancárias espanholas (BBV, Argentaria, La Caixa) e, desde 2002, foi o diretor-geral do Santander para a América, divisão da qual foi o principal responsável no último ano.

Por último, Javier San Félix foi diretor-geral do Banco Santander e executivo-chefe do Banesto até sua fusão com o Santander.

Em 2004, San Félix se incorporou ao Santander Consumer Finance, onde foi diretor de planejamento estratégico, diretor da área de negócios para mercados fora do euro e responsável por Integração de Fusões e Aquisições.

Em maio de 2012, foi nomeado executivo-chefe do Banesto, entidade que culminará sua fusão legal com o Santander nos próximos dias.

Segundo explica o banco, as nomeações de Marcial Portela e Jesús Zabalza estão sujeitas às aprovações societárias e regulatórias no Brasil.

Acompanhe tudo sobre:BancosEmpresasEmpresas abertasEmpresas espanholasExecutivosFinançasSantander

Mais de Negócios

Ex-piloto e herdeiro de um banco, ele criou um império de R$ 3,2 bilhões com venda de veículos

Quem é o primeiro brasileiro a virar bilionário com inteligência artificial?

Varig quitará dívida de R$ 575 milhões com funcionários após acordo com a AGU

Mesbla: o que aconteceu com uma das maiores lojas do Brasil dos anos 1980