Tecnologia

Apple alcança a Samsung em venda de smartphones

Graças ao iPhone 6, a Apple alcançou a Samsung na venda mundial de smartphones e aumentou para 19,6% a sua participação no mercado

Homem usa iPhone 6 do lado de fora de loja da Apple (Robyn Beck/AFP)

Homem usa iPhone 6 do lado de fora de loja da Apple (Robyn Beck/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de fevereiro de 2015 às 10h03.

Nova York - A Apple alcançou a sul-coreana Samsung na venda mundial de smartphones sobretudo graças ao iPhone 6, segundo dois estudos publicados nesta quinta-feira.

De acordo com a consultora Strategy Analytics, as duas companhias estão lado a lado.

A Apple vendeu 74,5 milhões de smartphones no último trimestre de 2014, contra 51 milhões no quarto trimestre de 2013. Sua participação no mercado passou de 17,6% para 19,6% em um ano, estima a consultora.

A rival sul-coreana vendeu a mesma quantidade, o que representa uma queda sensível em relação aos 86 milhões vendidos no último trimestre de 2013.

A participação da Samsung no mercado caiu no mesmo nível da Apple, a 19,6%, enquanto em 2013 esse percentual era de 30%, completa Strategy Analytics.

Um segundo estudo publicado pela consultora IDC, coloca a Apple logo atrás da Samsung em participação de mercado. No entanto, a diferença entre as duas correntes tem se tornado bem melhor.

Segundo o IDC, a Apple teve 19,85% de participação de mercado no quarto trimestre, contra 20,01 da Samsung. No mesmo período de 2013, a diferença era muito maior, com 17,43% de participação de mercado para a Apple e 28,83% para a sul-coreana.

A Samsung Electronics anunciou nesta quinta-feira a primeira queda de seu lucro anual em três anos, em um mercado saturado, em que precisa enfrentar a concorrência da Apple e, cada vez mais, dos fortes fabricantes chineses.

A Apple na terça-feira anunciou um lucro trimestral histórico superior a 18 bilhões de dólares em consequência, sobretudo, das vendas do iPhone 6.

Acompanhe tudo sobre:iPhoneEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaSmartphonesCelularesIndústria eletroeletrônicaTecnologia da informaçãoVendasEmpresas coreanasAppleSamsungiPhone 6

Mais de Tecnologia

Samsung quer reinventar o celular — mas cobra caro por isso

Pesquisadores de Pequim desenvolvem chip de alta precisão para aplicações em IA

Meta fecha uma das maiores aquisições de sua história ao comprar startup chinesa de IA

Brasileiro lança startup que promete pagar usuários por dados usados por IAs