Negócios

Nokia amplia briga por patentes contra a Apple

Empresa de Steve Jobs teria violado patentes da finlandesa em celulares, computadores e tocadores de música

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.

São Paulo - A Nokia fez mais um movimento em sua disputa por patentes contra a arquirival Apple, em torno das tecnologias de celulares inteligentes. Segundo o jornal britânico Financial Times, na terça-feira (29/12), a fabricante finlandesa entrou com uma queixa na Comissão de Comércio Internacional dos Estados Unidos (ITC, na sigla em inglês), agência federal responsável por investigação em questões de comércio. De acordo com a denúncia, a Apple teria violado patentes da Nokia em “virtualmente todos os aparelhos de telefonia móvel, computadores e tocadores portáteis de música”.

Não é a primeira vez que a Nokia recorre ao ITC. A companhia venceu ao menos duas batalhas no órgão federal em 2007. Neste ano, um juiz do ITC sentenciou que não houve infração por parte da Nokia em patentes referentes ao controle da intensidade do sinal emitido, detidas pela Qualcomm, fabricante de chips para aparelhos eletrônicos.

No mesmo ano, nova ação movida contra a Nokia, agora pela Interdigital, acusava a finlandesa de ter violado patentes de tecnologia 3G, de transmissão sem fio de dados. Novamente o ITC emitiu parecer em favor da Nokia.

Em outubro de 2009, a companhia moveu uma ação contra a Apple na corte federal dos Estados Unidos. O caso reivindica direitos autorais que podem chegar à casa das centenas de milhões de dólares por ano.

A Apple preferiu não comentar a reclamação da rival na terça-feira, mas recorreu, argumentando que a Nokia tentava conseguir acesso a patentes de computação não relacionadas, incluindo tecnologia de telas sensíveis ao toque. Em troca, a Nokia cederia à companhia de Steve Jobs a licença para usar suas patentes de transmissão sem fio de dados.
 

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Como linhas de crédito para COP vão ajudar Dona Lúcia, cozinheira que mudou o modo de comer no Pará

Justiça aceita pedido de recuperação judicial da Casa do Pão de Queijo

De pequena farmácia a gigante da beleza, como O Boticário virou um fenômeno com R$ 30 bi em vendas

Smart Fit compra rede de estúdios Velocity por R$ 183 milhões

Mais na Exame