Nestlé lança programa para reciclar embalagens de chocolates e biscoitos
Programa inclui capacitação de cooperativas para reciclagem do material e a mobilização de consumidores para destinação das embalagens, que podem ser enviadas sem custo
Mariana Desidério
Publicado em 28 de janeiro de 2021 às 18h30.
Última atualização em 28 de janeiro de 2021 às 18h38.
A Nestlé acaba de lançar um programa para reciclagem de embalagens de filme plástico metalizado, geralmente usadas em chocolates e biscoitos. Desenvolvido em parceria com a TerraCycle, empresa focada em criar soluções para resíduos difíceis de reciclar, o programa inclui a capacitação de cooperativas de catadores para a reciclagem do material e a mobilização de consumidores para a destinação correta das embalagens.
A iniciativa aceitará tanto embalagens de biscoitos e chocolates quanto de salgadinhos, misturas para bolo, barrinhas de cereal e ovos de Páscoa, que também costumam usar o material.
Para participar, o consumidor deve armazenar as embalagens em uma caixa, que pode ser postada em agência dos Correios sem custo. Para isso, é preciso fazer um cadastro no site da iniciativa e imprimir a etiqueta para a postagem, que já está com o envio pago.
Embalagens viram baldes e vasos
A cada quilo de embalagens enviadas, o participante acumula 300 pontos, que equivalem a 3 reais. Esse valor é trocado por doações para instituições sociais ou escolas públicas escolhidas pelo consumidor.
As embalagens vazias são destinadas às cooperativas parceiras, e tornam-se matéria-prima para fabricação de itens como vasos de planta, baldes, lixeiras, pás, cones de trânsito e bancos, entre outros.
Outra iniciativa da companhia com foco na sustentabilidade é a retirada do plástico externo das caixas de bombom da Nestlé. Com isso, a empresa deixa de usar mais de 450 toneladas de plástico ao ano. Alguns dos bombons individuais que compõem a caixa também tiveram suas embalagens repensadas para facilitar a reciclagem.
As iniciativas integram um compromisso global assumido pela Nestlé, de tornar 100% de suas embalagens recicláveis ou reutilizáveis até 2025. Segundo a empresa, atualmente, 95% das embalagens no Brasil já são desenhadas para ser recicladas ou reutilizadas, considerando materiais como papel e papelão, vidro, metais e plásticos.