Negócios

Vitória de fundos de pensão é positiva para Telemig e Tele Norte Celular

Liminar concedida pelo STJ abre caminho para retomar o processo de venda das duas operadoras, segundo o Banco Espírito Santo Securities

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h41.

A liminar do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que afastou o Opportunity da gestão da Telemig e da Tele Norte Celular é positiva para as empresas, na avaliação do Banco Espírito Santo Securities. Segundo os analistas, a decisão reduzirá os riscos societários das empresas e abrirá caminho para retomar o processo de venda das duas operadoras móveis.

"As empresas interessadas na aquisição da Telemig poderão apresentar ofertas diretamente aos sócios controladores da companhia, fundos de pensão e Citigroup", afirma o BES Securities. As perspectivas favoráveis devem refletir também na valorização das ações da operadora mineira. Os analistas estimam que as ações preferenciais da empresa atingirão o preço de 6,41 reais por papel em junho de 2006, uma alta de 41,6% sobre o fechamento de 20 de dezembro.

A liminar do STJ foi concedida nesta terça-feira (20/12) aos fundos Petros (Petrobras), Previ (Banco do Brasil) e Funcef (Caixa Econômica Federal). A decisão suspendeu uma determinação do Tribunal de Justiça do Distrito Federal para que os executivos ligados ao banco Opportunity permanecessem no comando da Telemig e da Tele Norte Celular.

O Opportunity alegava que os fundos não poderiam assumir a gestão das empresas, pois o Banco do Brasil, por meio de suas controladas Brasil Cap e Brasil Veículos, já controlava também uma terceira empresa a Telemar. Isso caracterizaria o controle cruzado do Banco do Brasil sobre a Telemar e as duas operadoras móveis. O STJ, no entanto, acatou o parecer da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), cujo argumento era de que as empresas do BB não tinham poder de voto ou de veto no acordo de acionistas da Telemar. Na prática, isso deixaria as empresas fora do controle da operadora.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Para se recuperar, empresas do maior hub de inovação do RS precisam de R$ 155 milhões em empréstimos

Investida do bilionário Bernard Arnault, startup faz sucesso usando IA para evitar furtos no Brasil

Riverwood Capital investe R$ 126 mi e quer levar startup mineira de gestão de contratos ao mundo

Oxxo por delivery: rede de "mercadinhos de bairro" anuncia parceria com o Rappi

Mais na Exame