Exame Logo

Sony BMG promove recall de 4,7 milhões de CDs

Cópias contêm programa antipirataria com falhas que permitem o ataque de hackers contra microcomputadores

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h41.

A gravadora Sony BMG irá promover a troca de 4,7 milhões de compact discs (CDs) que contêm um programa antipirataria defeituoso. O software, conhecido como XCP, foi desenvolvido pela empresa britânica First 4 Internet e está presente em 52 títulos lançados pela gravadora. Se os CDs forem tocados em computadores com sistema operacional Windows, as falhas do XCP tornam a máquina vulnerável a ataques de hackers. Entre os riscos, está a instalação de programas maliciosos.

Segundo a companhia, deverão ser trocados 2,1 milhões de CDs já nas mãos dos consumidores finais e 2,6 milhões de cópias que permanecem no estoque das lojas. O recall tem custo estimado entre 2 milhões e 4 milhões de dólares. Os produtos envolvidos foram fabricados para comercialização na América do Norte, mas a gravadora não descarta que vários deles tenham migrado para outras regiões.

Veja também

De acordo com o americano The Wall Street Journal, a Sony BMG e os lojistas temem que o recall derrube em até 8% as vendas de final de ano. O episódio também ressalta o crescente poder dos blogs. A falha do software antipirataria foi descoberta há duas semanas por um blog. Segundo o jornal, o que poderia ser tratado como um defeito técnico pela gravadora rapidamente se transformou "em um desastre" de relacionamento entre a Sony BMG e os clientes, graças "à incomum atenção" dada pelos blogueiros ao caso (se você é assinante, leia ainda reportagem de EXAME sobre o poder dos blogs).

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame