Negócios

Pequenas e médias de todos os portes vivem desafios semelhantes

Empreendedores brasileiros ouvidos por pesquisa excluvisa EXAME/Endeavor são sobreviventes, diz especialista. Carga tributária, dificuldade de acesso ao crédito e falta de preparo para gerir os negócios são os maiores desafios

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h41.

No Brasil, manter um pequeno ou médio empreendimento é coisa de gente persistente. Os 110 empresários de pequeno porte ouvidos por pesquisa exclusiva EXAME/Endeavor mantêm seus negócios abertos há pouco mais de 10 anos, em média. "São sobreviventes, tendo em vista que a maioria das pequenas e médias empresas morre antes do quinto ano de atividades, segundo o Sebrae", diz Edith Wagner, coordenadora da Pró-Marketing, consultoria em marketing. A Endeavor é uma organização sem fins lucrativos de apoio ao empreendedorismo.

Realizada durante o mês de março, a pesquisa foi apresentada por Edith nesta segunda-feira (24/10) no EXAME Fórum - Os desafios do crescimento para pequenas e médias empresas. Da amostra, 90% das empresas têm faturamento anual inferior a 10 milhões de reais, e 10% faturam entre 11 milhões a 100 milhões de reais. Ainda que inclua empreendimentos com receitas díspares, os desafios vividos por todas elas são muito semelhantes, explica Edith.

O primeiro desafio é a carga tributária elevada, indicada por 65 dos 110 empresários. Em seguida, figura a falta de acesso a crédito (63 menções). A falta de conhecimento em gestão de empresas vem em terceiro (33 menções), à frente da alta taxa de juros (28) e da falta de incentivo oficial (26). Os empreendedores também se ressentem da falta de profissionais qualificados, da concorrência acirrada (especialmente a informal), e de leis trabalhistas ultrapassadas.

Com idade média de 40 anos, os empreendedores são ex-executivos que atuam, em geral, no setor de serviços.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Para se recuperar, empresas do maior hub de inovação do RS precisam de R$ 155 milhões em empréstimos

Investida do bilionário Bernard Arnault, startup faz sucesso usando IA para evitar furtos no Brasil

Riverwood Capital investe R$ 126 mi e quer levar startup mineira de gestão de contratos ao mundo

Oxxo por delivery: rede de "mercadinhos de bairro" anuncia parceria com o Rappi

Mais na Exame