Exame Logo

Sucesso da Gol mostra adesão da AL a modelo de baixa tarifa

Para Financial Times, perfil da região é ideal para modelo de baixo custo e baixa tarifa. Mercado de aviação civil latino-americano registra a expansão mais rápida do mundo

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h41.

O sucesso da Gol é prova de que chegou a hora do modelo de negócios de baixo custo e baixa tarifa no mercado de aviação civil latino-americano.

A conclusão é de reportagem do jornal britânico Financial Times, que considera o perfil da América Latina ideal para esse modelo: longas distâncias entre centros populacionais, alternativas precárias de transporte e consumidores com baixo orçamento para viagens. "Para aqueles [empreendedores] com cacife e expertise, a região oferece grandes oportunidades", afirma o jornal.

Veja também

A América Latina é o mercado de aviação que cresce mais rápido em todo o mundo. O volume de passageiros saltou 13% no primeiro semestre de 2005, ante mesmo período do ano passado. Além disso, a região passa por uma fase de estabilidade e crescimento, diz o FT, o que favorece a indústria de aviação.

Nuvens

Isso não significa que o mercado está imune a turbulências. Os custos com combustível são 25% superiores aos praticados nos Estados Unidos e Europa. Além disso, em muitos países impera forte regulação, e qualquer mudança para dinamizar a área é extremamente lenta.

Para contrastar o sucesso de novos e mais flexíveis players, como a chilena Sky Airline, o FT menciona o caso da Varig, afirmando que a companhia "pode ser vendida ainda neste mês".

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame