Negócios

Fracassa assembléia de credores da Varig

Venda de ativos não previstos em plano de recuperação demonstra improvisação da Varig na tentativa de reestruturar dívidas. Assembléia de credores não supera conflito sobre representação dos trabalhadores

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h41.

A assembléia de credores da Varig realizada nesta quinta-feira (13/10) nem chegou a tratar da proposta, feita pela companhia, de venda das subsidiárias VEM e Smiles, além da VarigLog. As partes não chegaram a um acordo sobre quem representa legitimamente os trabalhadores da companhia aérea. "Continuam na estaca zero", diz Thomas Felsberg, advogado especialista em recuperação de empresas e reestruturação financeira, "e o prazo para decisões está cada vez mais apertado".

O jurista avalia que a idéia de alienar a VEM e a Smiles até pode ser positiva, mas o modo como está sendo encaminhada é preocupante. "Está tudo um pouco atropelado, porque o plano de recuperação falava apenas na VarigLog", afirma Felsberg. "Agora, colocam à venda algo que não consta no plano, ou seja, estão improvisando" (clique aqui para ler o plano na íntegra, em formato Microsoft PowerPoint).

Nova assembléia de credores foi marcada para a próxima quarta-feira (19/10). Um dia antes, as partes vão tentar resolver a questão da representação dos trabalhadores.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Trading de insumos agrícolas de SC cresce 1.530% com modelo enxuto e foco em fertilizantes

IA nos contratos: Docusign lança ferramentas para agilizar processos empresariais

O lugar que reconectou Porto Alegre ao Guaíba e virou um negócio de milhões — mesmo com a enchente

A nova aposta de R$ 1,5 bilhão da empresa gaúcha que trouxe megashows ao Brasil