Negócios

Multiplan avalia ampliar o Morumbi Shopping

Empresa prevê uma expansão de até 21.500 metros quadrados no shopping da capital paulista

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h38.

São Paulo - Depois de investir 471,2 milhões de reais em 2009 e registrar um lucro 121,5% maior do que o observado em 2008, a Multiplan, uma das maiores empresas de shopping centers no Brasil, planeja expandir suas operações em 2010. Atualmente a companhia desenvolve quatro projetos e tem ainda planos para outros dois. Em um deles, a companhia deve usar uma área de até 21.500 metros quadrados para ampliar o Morumbi Shopping, em São Paulo.

Armando d'Almeida Neto, diretor de Relações com Investidores da Multiplan, diz que a ideia é expandir a área do shopping criando uma espécie de complexo multiuso, para integrar hotéis e até um centro médico. "Esse é o modelo em cidades do mundo todo onde os shoppings estão mais próximos dos centros urbanos. Essa também é a característica do Brasil", diz Neto. A companhia analisa possibilidades, mas ainda não há nada definido para o local.

Os planos da empresa para o shopping em São Paulo são apenas uma parte do que está reservado para os próximos anos. Ao todo, a Multiplan estuda projetos em uma área de 800.000 metros quadrados, distribuídos por diversas cidades do país. Os investimentos nesses locais estão divididos entre a construção de novos empreendimentos e a expansão dos atuais.

Em 2012 a companhia deve inaugurar duas dessas obras. Uma delas é a peça que falta para concluir o enorme centro de entretenimento e negócios da Multiplan na Barra da Tijuca, badalado bairro da zona oeste do Rio de Janeiro. O Village Mall, descrito como um shopping com foco em moda, gastronomia e cultura, com um "projeto arquitetônico diferenciado", deve ser integrado ao Barra Shopping, ao New York City Center e ao Centro Empresarial Barra Shopping.
 


O projeto, segundo Armando Neto, ainda está na fase de desenvolvimento. A área comercial está decidindo qual será a disposição das lojas e demais espaços. A Multiplan prevê investir no Village Mall 350 milhões de reais. Outro shopping estudado pela empresa, ainda não anunciado formalmente, deve ser construído em Campo Grande, na zona oeste do Rio, há 30 minutos da Barra da Tijuca.

No mesmo ano a empresa também pretende entregar um novo shopping na cidade de Jundiaí, a 60 quilômetros de São Paulo. O Jundiaí Shopping, que também contará com duas torres comerciais de 10 andares integradas, receberá um investimento total de 240 milhões de reais. As obras devem começar ainda em 2010.

Armando Neto faz questão de enfatizar que tanto os resultados quanto a previsão de investimentos têm relação com a boa gestão e a confiança da Multiplan no desempenho do mercado brasileiro. "O varejo mostrou resiliência, apresentou crescimentos positivos em todos os meses. A Multiplan, em nenhum momento, mesmo no fim de 2008, chegou a falar que teríamos um ano ruim. Continuamos muito otimistas", diz.
 


Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Fiscalização de Pix não afetará autônomos, esclarece Receita

Diversidade e governança: pilares do ESG no mundo corporativo

Sebrae: 4,15 milhões de pequenos negócios foram abertos em 2024

Pequenos negócios criaram 96% das vagas de emprego em novembro