Negócios

MRV tem recorde de vendas para 3º tri e reduz estoques

Entre julho e setembro, as vendas da companhia chegaram a 1,388 bilhão de reais, no melhor resultado já obtido para o período


	Funcionários da MRV trabalhando na construção de um conjunto habitacional em São Paulo
 (Paulo Fridman/Bloomberg)

Funcionários da MRV trabalhando na construção de um conjunto habitacional em São Paulo (Paulo Fridman/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de outubro de 2013 às 20h26.

São Paulo - A MRV Engenharia teve alta de 35 por cento nas vendas contratadas do terceiro trimestre ante igual etapa de 2012, dando sequência a esforços para reduzir seus estoques por meio do gerenciamento das vendas em diferentes praças.

Entre julho e setembro, as vendas da companhia chegaram a 1,388 bilhão de reais, no melhor resultado já obtido para o período na história da MRV. O desempenho foi estável quando comparado ao segundo trimestre deste ano.

Os lançamentos de imóveis caíram 25 por cento na comparação anual, para 788 milhões de reais. O montante representa alta de 24 por cento sobre o segundo trimestre.

O diretor-executivo de Finanças da MRV, Leonardo Corrêa, atribuiu o salto das vendas ao fato de a companhia ter mantido o foco em empreendimentos para as faixas 2 e 3 do Minha Casa, Minha Vida --voltado a famílias com renda mensal de 2 mil a 5 mil reais. No terceiro trimestre, 84 por cento das vendas foram elegíveis ao programa habitacional do governo.

Corrêa acrescentou que a MRV está colhendo os frutos de sua expansão geográfica, de olho em cidades médias. "Custa caro ir para uma cidade nova, voltar então nem se fala. Muitas são as empresas que foram e voltaram atrás na primeira dificuldade. Buscamos operação adequada onde tem demanda e consumidor e vamos continuar com essa estratégia", afirmou.

As vendas da companhia foram contratadas em 19 Estados diferentes, contra 18 no mesmo trimestre do ano passado.

Já a velocidade de vendas (VSO) chegou a 28 por cento, ante 27 por cento no segundo trimestre e 21 por cento de janeiro a março. No mesmo período do ano passado, a VSO havia sido de 19 por cento.

Segundo a MRV, o avanço reflete o foco na venda do estoque, com a empresa "gerenciando os lançamentos conforme a demanda de mercado em praças específicas, e balanceando os estoques disponíveis".

No acumulado do ano até setembro, a companhia somou vendas de 3,864 bilhões de reais, alta de 39 por cento sobre igual intervalo de 2012.

REPASSES AOS BANCOS Em relação ao número de repasses aos bancos, a companhia informou um aumento de 27 por cento sobre um ano antes, para 10.655 unidades no terceiro trimestre. Na comparação com o trimestre imediatamente anterior, por outro lado, houve queda de 15 por cento.

"Se não tivéssemos tido greve nos bancos, o repasse seria maior", afirmou Corrêa, a respeito da paralisação nas agências que começou em meados de setembro e terminou recentemente.

Nos moldes de outras empresas do setor, a MRV não traçou metas de vendas e de lançamentos para 2013. Segundo Corrêa, no entanto, os lançamentos do quarto trimestre serão "significativamente superiores" aos do terceiro trimestre.

A MRV vai divulgar seu demonstrativo completo de resultado do terceiro trimestre em 11 de novembro.

Acompanhe tudo sobre:BalançosConstrução civilEmpresasgestao-de-negociosMRVResultadoVendas

Mais de Negócios

Playcenter: Cacau Show terá 100 parques da marca nos próximos anos; veja onde fica o próximo

AngloGold Ashanti, empresa de 190 anos, anuncia investimento de R$ 1,1 bilhão no Brasil

Alexandra Loras, Felipe Massa, Sig Bergamin e Álvaro Garnero são os embaixadores da Revo

Delivery e margens apertadas: franquias de alimentação faturam R$ 61,9 bi, mas custos preocupam

Mais na Exame