Mosaic compra negócio de fertilizantes da ADM no Brasil

Operação foi fechada por US$ 350 milhões e envolve quatro unidades no Brasil e uma no Paraguai

	Mosaic: companhia comprou operações de fertilizantes da ADM no Brasil
 (Divulgação/Mosaic)
Mosaic: companhia comprou operações de fertilizantes da ADM no Brasil (Divulgação/Mosaic)
Por Daniela BarbosaPublicado em 15/04/2014 16:50 | Última atualização em 15/04/2014 16:50Tempo de Leitura: 9 min de leitura

São Paulo - A americana Mosaic, uma das maiores produtoras de fosfato e potássio do mundo, anunciou, nesta terça-feira, a compra das operações de fertilizantes da ADM no Brasil e Paraguai.

A aquisição foi fechada por 350 milhões de dólares, incluindo 150 milhões de dólares de capital de giro, e envolve quatro unidades da ADM no Brasil e uma no Paraguai.

De acordo com comunicado da companhia, a operação vai aumentar as vendas da Mosaic de quatro para seis milhões de toneladas ao ano.

 "Esta aquisição amplia nossa plataforma de distribuição em uma das regiões agrícolas de maior crescimento no mundo", disse James T. Prokopanko, presidente Mosaic, em nota.

Para Tobias Grasso, presidente das operações da Mosaic no Brasil, a aquisição vai contribui fortemente para os planos de expansão da companhia no país.

"Ela abre portas para novos mercados. Ganharemos mais eficiência em escala e operação, bem como uma equipe de profissionais experientes que passarão a fazer parte do time”, afirmou o executivo, em comunicado.

Além da compra, as companhias fecharam acordo de cinco anos para que a Mosaic seja a fornecedora exclusiva de fertilizantes para ADM no Brasil e Paraguai.