Negócios

Morre José Cutrale, o;patriarca da laranja

O empresário, que comandava o maior grupo produtor de suco de laranja do mundo, morreu em Araraquara aos 78 anos

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.

José Cutrale Jr., que dominou o mercado mundial de suco de laranja nas últimas décadas, morreu nesta quarta-feira (29/12) no município paulista de Araraquara, aos 78 anos. A causa da morte não foi divulgada. Famoso por ser um negociador implacável com clientes e fornecedores, o empresário tornou-se respeitado mundialmente no ramo da citricultura por ter transformado a Sucocítrico Cutrale na maior fabricante mundial de suco de laranja.

Filho de um imigrante italiano, Cutrale Jr. começou a carreira trabalhando na banca de frutas de seu pai, no Mercado Municipal de São Paulo. Na década de 60, fundou a Cutrale e iniciou suas incursões no exterior. Teve muito sucesso na virada dos anos 60 para os 70, quando geadas devastaram as plantações da Flórida e o preço da laranja disparou. A Cutrale capitalizou-se e acelerou o ritmo de investimentos.

Atualmente, o gigantesco porte de suas operações dificulta avaliações a respeito do patrimônio da família e da empresa. A Cutrale responde por mais de 30% das exportações brasileiras de concentrado de laranja. Conta com cinco fábricas no estado de São Paulo (Colina, Araraquara, Itápolis, Conchal e Uchôa), além de fazendas no Brasil e na Flórida, navios e terminais portuários. A morte de Cutrale Jr. não deverá comprometer o ritmo dos negócios. Há tempos, seu filho José Luiz comanda a empresa. Apesar de afastado do dia-a-dia dos negócios, Cutrale Jr. ainda era influente na estratégia.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Eles transformaram influencers em 'máquinas de venda' e hoje faturam R$ 550 milhões

Ele faz R$ 200 milhões alugando motos para entregadores

Brasileiro de 22 anos cria negócio milionário com IA. E os funcionários não tem nem 25 anos

‘Nunca tínhamos visto uma inflação assim’, diz presidente da Nestlé Brasil sobre o cacau e café