Negócios

McDonald's diz que Rússia fechou 12 de suas lojas no país

O McDonald's anunciou que as autoridades russas fecharam temporariamente 12 restaurantes da companhia no país

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de agosto de 2014 às 14h30.

Washington - O McDonald's anunciou nesta sexta-feira que as autoridades russas fecharam temporariamente 12 restaurantes da companhia em Moscou, Stavropol, Sochi, Krasnodar e Ekaterimburgo por exigências da agência russa do consumidor.

"Estamos estudando minuciosamente o conteúdo dos documentos da agência para determinar o que deve ser feito para reabrir os restaurantes o mais rápido possível", afirmou a gigante de fast-food em comunicado.

Além disso, explicou que "dos 12 estabelecimentos fechados temporariamente na Rússia, um tribunal ordenou que quatro deles (três em Moscou e um em Ekaterimburgo) deverão continuar sem operar por um período de tempo mais prolongado" devido a supostas violações da legislação sanitária.

O McDonald's informou na nota seu "desacordo" e anunciou a intenção de "apelar" da decisão do tribunal.

Entre os restaurantes fechados está a simbólica primeira loja que a rede abriu na Praça Pushkin de Moscou em 1990.

Além destes fechamentos, mais de 100 unidades da companhia na Rússia foram objeto de inspeções por parte das autoridades locais.

A medida acontece no meio das tensões entre Rússia e Estados Unidos pela crise da Ucrânia, que começou com a anexação russa da península da Crimeia em março, e em cujo leste do país forças governamentais e rebeldes pró-Rússia estão há meses com enfrentamento militar.

O presidente americano, Barack Obama, anunciou ontem a possibilidade de impor novas sanções econômicas à Rússia para continuar sua pressão sobre Moscou perante a escalada de agressões na Ucrânia.

Acompanhe tudo sobre:AlimentaçãoÁsiaComércioCrise políticaEmpresasEmpresas americanasEuropaFast foodFranquiasMcDonald'sRestaurantesRússiaUcrânia

Mais de Negócios

Sentimentos em dados: como a IA pode ajudar a entender e atender clientes?

Como formar líderes orientados ao propósito

Em Nova York, um musical que já faturou R$ 1 bilhão é a chave para retomada da Broadway

Empreendedor produz 2,5 mil garrafas de vinho por ano na cidade

Mais na Exame