Negócios
Acompanhe:

Masterclass gratuita ensina como implementar uma das principais tendências do século nas empresas

Aula ministrada por especialistas ensina o plano prático para estruturar e executar estratégias Net Zero nos negócios

Tendências de negócios: ESG está como prioridade na agenda de 95% das empresas brasileiras (Tim Robberts/Getty Images)

Tendências de negócios: ESG está como prioridade na agenda de 95% das empresas brasileiras (Tim Robberts/Getty Images)

D
Da Redação

Publicado em 6 de dezembro de 2022, 16h35.

Última atualização em 6 de dezembro de 2022, 17h23.

Ao lado de tecnologia, inteligência artificial e inovação, o Net Zero compõe a lista de tendências para os negócios nos próximos anos e está na mira de grandes e pequenas empresas. 

O Net Zero se refere às estratégias para reduzir as emissões de gases de efeito estufa na atmosfera. O compromisso foi definido durante o Acordo de Paris, em 2015. Na ocasião, 195 países se reuniram com o objetivo de frear o aquecimento global e reduzir a crise climática. 

Desde então, o termo tem entrado como prioridade para a maioria das empresas e CEOs do mundo todo. De acordo com uma pesquisa da Aberje, o ESG (sigla em inglês para questões Ambientais, Sociais e de Governança) já é prioridade e está nas agendas de 95% das empresas nacionais

EXAME oferece Masterclass 100% gratuita sobre a estratégia Net Zero. Inscreva-se e participe.

Uma estimativa do Fundo Monetário Internacional aponta que serão necessários até US$ 10 trilhões em investimentos globais nas próximas décadas para mitigar as mudanças climáticas

O fato é que as empresas não têm muita opção para ficar de fora desta tendência. Os esforços para o Net Zero são necessários para a manutenção das condições de vida no planeta. 

Além disso, consumidores e investidores têm considerado cada vez mais a postura ambiental e social de empresas, sejam elas grandes ou pequenas, na hora de comprar produtos, contratar serviços e investir dinheiro. 

Um estudo recente da Opinion box, apontou que 67% dos consumidores entrevistados pesquisam as práticas de responsabilidade social e ambiental das empresas antes de comprar.

Não à toa, quase 70% das instituições já possuem uma área estruturada responsável pelo desenvolvimento e acompanhamento de métricas de sustentabilidade, dentre elas, o Net Zero

Só em 2021, o número de companhias que prometeu zerar as emissões de carbono até 2050 atingiu 3 mil organizações. Na prática, as empresas que se comprometeram com o Net Zero afirmam que deixarão de emitir carbono até 2050, entre elas estão Pepsico, HP, Avantium, Innocent e Scania. 

O potencial das estratégias Net Zero é tanto que a transição para uma economia de zero carbono deve gerar mais de 22 milhões de empregos em diversos setores nos próximos anos. Foi o que apontou o relatório “O Emprego em um futuro de zero emissões líquidas na América Latina e Caribe”. 

Net Zero: como implementar nas empresas?

Para ajudar executivos, empreendedores e donos de negócios de qualquer porte a implementarem as estratégias Net Zero em suas empresas, a EXAME organizou a Masterclass gratuita “Net Zero: Adapte o seu negócio para sobreviver à era de baixo carbono”

Ministrada por Renata Faber, Diretora de ESG da EXAME com mais de 20 anos de experiência no mercado financeiro, e Talita Assis, doutora em Ciência do Sistema Terrestre e especialista em meio ambiente, a masterclass mostrará, de forma prática:

  • Como implementar uma estratégia net zero dentro das empresas;
  • Como aumentar a reputação de uma empresa para clientes e investidores;
  • Como atrair a atenção de investidores para captar recursos e alavancar uma empresa.

A masterclass gratuita está programada para ocorrer no dia 15 de dezembro, às 19h. Para participar, os interessados devem se inscrever na página oficial da masterclass, clicando aqui, ou no botão abaixo.

QUERO PARTICIPAR DA MASTERCLASS NET ZERO