Com Linn da Quebrada, Ambev quer mais visibilidade trans no Dia do Orgulho LGBTQIA+
Em campanha com funcionários trans e travestis da companhia, Ambev anuncia benefício de retificação dos nomes sociais dos funcionários
Maria Clara Dias
Publicado em 28 de junho de 2022 às 18h12.
Última atualização em 28 de junho de 2022 às 18h12.
A fabricante de bebidas Ambev lançou nesta terça-feira, 28, data em que é comemorado o Dia do Orgulho LGBTQIA+, uma campanha com o intuito de trazer mais visibilidade às suas iniciativas de diversidade e inclusão. Em vídeo estrelado pela influenciadora, cantora e ex-BBB Lina Pereira, também conhecida como Linn da Quebrada, a empresa expõe a iniciativa de apoio à retificação de nome social de seus funcionários trans e travestis.
Essa é uma das primeiras ações públicas de diversidade da Ambev desde que Lina assumiu cargo estratégico na empresa. Recentemente, a cantora foi nomeada consultora de Diversidade e Inclusão da companhia, sendo a responsável por programas de internos e pela participação em encontros temáticos com foco em visibilidade dos funcionários LGBTQIA+.
Atualmente, a Ambev conta com 160 colaboradores trans e travestis, e 13 deles participam do vídeo lançado nesta terça e assinado pela agência de marketing Africa. O objetivo da gravação é enfatizar como a mudança oficial do nome pode ser algo transformador e inclusivo na vida da pessoa trans e travesti, que passa a assumir sua própria identidade a partir da mudança.
VEJA TAMBÉM
Dia do Orgulho LGBTQIA+: empresas miram diversidade e realizam ações
“Sabemos que ainda há muito a ser feito, mas estamos muito felizes com os passos que já estamos dando. Se queremos uma sociedade que respeite as pessoas em toda a sua individualidade, a transformação precisa começar em cada um de nós", diz Michele Salles, diretora de diversidade e inclusão da Ambev. "Pessoas trans e travestis devem ser respeitadas, e a retificação do nome é um dos primeiros passos para que elas se sintam incluídas na sociedade”.
Recentemente, a companhia anunciou que está fazendo, de forma gratuita e com todo suporte burocrático necessário, a retificação civil dos nomes de todos os colaboradores trans e travestis que desejarem. O projeto foi batizado de “Me chame pelo meu nome (e pronome também!)".
Além disso, a companhia também doou recursos para a Casa Neon Cunha, ONG que apoia pessoas LGBTQIAP+ em situações de vulnerabilidade, para que outras pessoas trans também possam fazer a retificação.
Veja o vídeo abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=GNydAm3Qmnw
A diversidade na Ambev
Desde 2016, a companhia firmou um compromisso público com o respeito à diversidade e apoio à comunidade LGBTQIA+. Uma das inciativias é o TForma, curso promovido pela Academia da Cerveja em parceria com a Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM) e o Instituto Ceres, que vai formar pessoas trans para trabalhar no mercado de serviço de bares.
A empresa também é apoiadora do projeto Brewing Love, que vai destinar o lucro obtido com a venda de cervejas especiais feitas exclusivamente para apoiar o movimento, para a mentoria a empreendedores trans e travestis, e da Feira de Empregabilidade de Pessoas Trans e à Marcha Trans a partir da marca de bebidas Beats.
A Beats, por sua vez, criou o Palco Beats, que irá bancar o cachê de artistas trans e travestis maiores de 25 anos selecionados em palcos de diferentes casas de shows espalhadas pelo Brasil.