Exame Logo

Link indica compra de NET com preço-alvo de R$ 23

Perspectiva dos analistas é de crescimento nas margens mesmo com crise

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.

A boa perspectiva da Link Investimentos em relação ao futuro da NET fez com que a companhia recebesse recomendação de compra e preço justo de 23,00 reais por ação para dezembro. O valor corresponde a um potencial de retorno próximo a 35%.

Segundo a corretora, o setor em que a NET atua é mais defensivo e voltado ao mercado interno, com forte capacidade de geração de caixa. "Apesar do serviço de TV por assinatura assumir caráter supérfluo, o posicionamento da NET como empresa convergente de Telecom atua como blindagem contra maior vulnerabilidade à deterioração do cenário macro", disse.

Veja também

Por isso, a expectativa é de que o índice setorial de telecomunicações (Itel) supere a performance do Ibovespa, como reflexo ao menor impacto da crise. A NET, em especial, deve continuar reportando expansão de margens e do número de assinantes.

Outro fator que pesa positivamente, na visão dos analistas, é o setor financeiro da companhia. A analista Maria Tereza Azevedo, responsável pelo relatório, explicou que, por possuir receita atrelada a pacotes mensais de serviços, a geração de caixa da empresa é mais previsível, além de ter baixa alavancagem e bom perfil de crédito.

A Link acredita ainda que a portabilidade numérica na telefonia fixa tende a beneficiar a NET, que leva vantagem também por oferecer serviços diversificados, não se restringindo apenas à TV por assinatura.

Projeções e riscos

A corretora destacou que a trajetória operacional da NET vem apresentando forte crescimento. No último trimestre de 2008, por exemplo, momento no qual a crise estreitava as margens ao redor do mundo, sua base de clientes de banda larga cresceu 56% e os assinantes de telefonia fixa ficaram 190% mais numerosos.

"Novas adições líquidas em combos de serviços combinados e banda larga, além de uma maior penetração dos serviços de banda larga e telefonia fixa na base de assinantes de TV da NET deverão ser o principal driver de crescimento da companhia para os próximos anos", explicou.

O bom desempenho, porém, pode ser prejudicado por um acirramento competitivo no setor e pela exposição cambial da empresa, uma vez que seus investimentos e dívidas estão atrelados ao dólar.

Nesta sessão, as preferenciais da NET ( NETC4, sem direito a voto) caíam 1,32%, negociadas a 16,33 reais, às 15h14. Ao mesmo tempo, o Ibovespa, principal referência da bolsa brasileira, apontava uma baixa de 1,04%.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame