Negócios

KLM faz acordo com Cade sobre suposto cartel em cargas

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica aprovou acordo com o grupo Air France-KLM para encerrar prática anti-competitiva no setor de transporte de cargas


	As duas empresas terão de pagar cerca de 14 milhões de reais ao sistema brasileiro de defesa da concorrência a título de "contribuição pecuniária"
 (Philipp Guelland/AFP)

As duas empresas terão de pagar cerca de 14 milhões de reais ao sistema brasileiro de defesa da concorrência a título de "contribuição pecuniária" (Philipp Guelland/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de fevereiro de 2013 às 12h07.

Brasília - O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou nesta quarta-feira acordo com o grupo Air France-KLM para encerrar prática anti-competitiva no setor de transporte de cargas.

As duas empresas terão de pagar cerca de 14 milhões de reais ao sistema brasileiro de defesa da concorrência a título de "contribuição pecuniária".

Segundo o relator do caso, conselheiro Ricardo Ruiz, as partes "confessaram acordos e trocas de informações sensíveis para a definição do valor e do adicional de combustível, que é relevante para a formação do preço de carga aérea".

O caso do suposto cartel no mercado de cargas aéreas começou a ser analisado pelo Cade em 2006 e envolve ainda outras seis empresas. O julgamento não tem data definida para ocorrer.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasVeículosAviaçãocompanhias-aereasEmpresas francesasTransportesAviõesAir FranceCade

Mais de Negócios

Essa startup do interior de SC pode resolver a maior dor da construção civil

Aos 27 anos, ele deixou o mundo corporativo e faturou US$ 800 mil com e-mail marketing

MEI terá nova contribuição em 2026: veja os valores atualizados

O que muda no papel do CEO na era da IA, segundo os presidentes da EY e da Arco Educação