Negócios

Justiça confirma leilão da Varig para o dia 5 de junho

Juiz marca o leilão para segunda-feira, dia 5 de junho. Interessados terão apenas seis dias para avaliar o edital, que será publicado nesta terça-feira (30/5)

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h38.

A recusa do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em aprovar as propostas das três empresas que se propuseram a intermediar o empréstimo-ponte para a capitalização da Varig fez com que o juiz Luiz Roberto Ayoub, da 8ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro, antecipasse do dia 9 para o dia 5 de junho a realização do leilão de venda da Varig, da Rio Sul Linhas Aéreas e da Nordeste Linhas Aéreas, que estão em recuperação judicial. A data foi confirmada nesta segunda-feira (29/5) pela Justiça.

Em palestra na Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro (Amcham), o juiz afirmou que o edital de concorrência deve ser publicado no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira (30/5). O titular da 8ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro, porém, admitiu a possibilidade de adiamento do leilão caso a Varig receba alguns dos créditos devidos. Essa possibilidade foi levantada na semana passada pela empresa de consultoria que controla a reestruturação da empresa, a Alvarez & Marsal.

"Evidente que se a empresa for capitalizada de alguma forma, já que há tantos créditos, não há necessidade de se acelerar tanto. Não havendo tempo hábil para realizar este crédito, o leilão está mesmo mantido para o dia 5", afirmou o juiz. A Varig possui créditos no valor de 1,3 bilhão de dólares, devidos pelos estados à companhia em decorrência de cobrança indevida de ICMS. Embora já haja decisão judicial a favor da restituição deste credito, até agora apenas o Rio de Janeiro pagou a sua parcela.

O coordenador da organização  Trabalhadores do Grupo Varig (TGV), Marcio Marsilac, informou que ainda nesta segunda-feira(29/5) o grupo teria uma reunião com o juiz Ayoub para tentar transferir para o dia 9 a realização do leilão. "Haverá muito pouco tempo para que os investidores avaliem o edital", diz o coordenador.

(Com informações da Agência Brasil)

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Os planos da Voz dos Oceanos, nova aventura da família Schurmann para livrar os mares dos plásticos

Depois do Playcenter, a nova aposta milionária da Cacau Show: calçados infantis

Prof G Pod e as perspectivas provocativas de Scott Galloway

Há três meses, marca de hair care Braé lançou produtos para magazines que já são 10% das vendas

Mais na Exame