JBS submete ao conselho proposta de desinvestimentos de R$ 6 bi
Programa proposto inclui a alienação da fatia de 19,2 por cento na Vigor Alimentos e também da participação acionária na Moy Park
Modo escuro
JBS disse que os recursos serão usados para reduzir o endividamento da empresa e a alavancagem (Ueslei Marcelino/Reuters)
Publicado em 20 de junho de 2017, 09h52.
Última atualização em 20 de junho de 2017, 15h34.
São Paulo - A JBS apresentou ao conselho de administração uma proposta de programa de desinvestimentos que permitiria levantar até 6 bilhões de reais, além do 1 bilhão de reais obtido com a venda das operações do grupo na Argentina, Paraguai e Uruguai, disse a empresa em fato relevante nesta terça-feira.
O programa proposto inclui a alienação da fatia de 19,2 por cento na Vigor Alimentos e também da participação acionária na Moy Park, bem como a venda de ativos da Five Rivers Cattle Feeding e fazendas, conforme o documento. A JBS disse que os recursos serão usados para reduzir o endividamento da empresa e, consequentemente, a alavancagem.
A JBS, que fechou um acordo de leniência de valor recorde, depois que o grupo se viu envolvido em um escândalo de corrupção, disse o programa precisa a provação prévia do conselho e do BNDESpar.
A Five Rivers tem uma capacidade combinada de confinar mais de 980 mil cabeças de gado e unidades no Colorado, Kansas, Oklahoma, Texas, Arizona, e Idaho, segundo o website. A Five Rivers também administra uma unidade de confinamento com capacidade para 75 mil cabeças na província canadense de Alberta.
Moy Park é uma das 10 principais empresas de alimentos da Grã-Bretanha, com 13 unidades de processamento e fabricação na Irlanda do Norte, Inglaterra, França, Holanda e Irlanda. A empresa fornece 25 por cento do frango consumido na Europa Ocidental, de acordo com seu site.
A Moy Park também possui marcas de refeições prontas para comer, alimentos e sobremesas congeladas. A JBS adquiriu a Moy Park da rival brasileira Marfrig Global Foods SA há dois anos por 1,5 bilhão de dólares.
As ações da JBS na bolsa paulista chegaram a subir mais de 2 por cento no melhor momento do dia, mas reverteram o rumo e por volta das 14:20, caíam 4 por cento, a 6,09 reais.
O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Paulo Rabello de Castro, disse que o banco de fomento ainda não foi comunicado oficialmente sobre o plano de desinvestimento da JBS, mas que considera a ideia boa.
Em evento no Rio de Janeiro, Rabello de Castro disse ainda que o banco de fomento descarta vender participação na fabricante de alimentos e que momento é de unir esforços para defender empregos e faturamento da empresa no menor prazo possível.
No fim de maio, a J&F, controladora da JBS fechou um acordo de leniência com o Ministério Público Federal que prevê o pagamento de multa recorde no valor de 10,3 bilhões de reais por atos praticados por empresas controladas pela holding.
Últimas Notícias
Branded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.
leia mais