Negócios

Jaguar Land Rover anuncia joint-venture com chinesa Chery

A demanda pelos sedãs e utilitários esportivos da Jaguar Land Rover na China explodiu nos últimos anos, o que facilitou o acordo entre as montadoras

A marca de luxo britânica visa a um crescimento mais robusto no maior mercado de carros do mundo (Divulgação)

A marca de luxo britânica visa a um crescimento mais robusto no maior mercado de carros do mundo (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de março de 2012 às 11h41.

Mumbai/Pequim - A Jaguar Land Rover fechou um acordo de joint-venture com a Chery Automobile para fabricar e vender veículos na China, disseram as duas companhias, em um momento em que a marca de luxo britânica visa a um crescimento mais robusto no maior mercado de carros do mundo.

A demanda pelos sedãs e utilitários esportivos da Jaguar Land Rover na China explodiu nos últimos anos, com a receita no país crescendo mais rapidamente que em outros importantes mercados, enquanto os carros de luxo continuam com forte demanda mesmo considerando que a venda de carros em geral esfriou.

Mas apesar de o acordo ser um impulso para a Jaguar, de propriedade da indiana Tata Motors, é apenas um passo em um processo longo e complexo que, dizem analistas, tem risco de não surtir efeito.

"É uma acordo entre duas companhia, ainda muito longe de uma joint-venture", opinou John Zeng, responsável pelo setor de Ásia-Pacífico da consultoria LMC Automotive. "Mesmo tendo atendido a todas as exigências para uma joint-venture, a aprovação nunca é garantida, já que novos projetos automotivos não são mais estimulados", acrescentou.

As duas companhias estão buscando aprovação regulatória para o acordo de 17,5 bilhões de iuans (2,8 bilhões de dólares) na China, tinham dito neste mês à Reuters duas pessoas com conhecimento das negociações.

Os detalhes financeiros da joint-venture, que vai fabricar e vender veículos da Jaguar e de marca resultante do acordo, não foram divulgados no comunicado desta quarta-feira.

"A demanda por veículos Jaguar e Land Rover continua a aumentar significativamente na China e acreditamos que a Jaguar Land Rover e a Chery podem, em conjunto, desenvolver o potencial dessas marcas icônicas", afirmaram o presidente-executivo da Jaguar Land Rover, Ralf Speth, e o presidente do conselho da Chery, Yin Tongyao, no comunicado em conjunto das companhias.

A empresa resultante do acordo ficará na cidade de Changshu, perto de Xangai, e vai fabricar utilitários esportivos da Land Rover na primeira fase e posteriormente carros da Jaguar, disse uma fonte à Reuters no mês passado.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasÁsiaAutoindústriaMontadorasChinaLand RoverIndústriaEmpresas chinesasCheryJaguaracordos-empresariaisJoint-ventures

Mais de Negócios

Como um criador transformou design em um negócio digital de cinco dígitos

Novo CEO quer triplicar receita com distribuição de alimentos até 2030

Startup de IA que processa empréstimos atinge US$ 25 mi em receita anual em apenas dois anos

Em 5 meses, essa startup salta de zero a US$ 6,6 bi e desafia modelo de TI corporativa