Negócios

Hypermarcas negocia marcas de higiene e limpeza com donos do JBS

Segundo EXAME apurou, a venda das marcas deve envolver 250 milhões de reais

Mascote da Assolan: venda reforça foco da Hypermarcas em medicamentos (Divulgação)

Mascote da Assolan: venda reforça foco da Hypermarcas em medicamentos (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de outubro de 2011 às 11h07.

São Paulo - A Hypermarcas negocia a venda de parte de suas marcas de higiene e limpeza para a Flora, empresa da holding J&F, dos mesmos donos do frigorífico JBS. Segundo EXAME apurou, o negócio será fechado nesta semana. Os donos do JBS deverão desembolsar cerca de 250 milhões de reais por um portfólio de marcas como a linha de produtos Assolan, o detergente Sim e o inseticida Mat Inset. A Flora está sendo assessorada pelo Santander e a Hypermarcas, pelo Credit Suisse.

De acordo com fontes próximas à negociação, a Flora leva vantagem em relação aos demais concorrentes – Ceras Johnson, Química Amparo e Reckitt Benckiser – porque tem interesse em levar o portfólio completo de limpeza da Hypermarcas.

A venda é o primeiro passo numa reestruturação planejada neste ano, que prevê a saída da companhia dos negócios de limpeza e alimentos -- e a permanência apenas nos de medicamentos e cuidados pessoais. Com lucro líquido de 86,5 milhões de reais no primeiro semestre deste ano, 13,6% menos em relação ao mesmo período do ano passado, as ações da companhia desvalorizaram aproximadamente 60% desde janeiro -- a maior queda registrada na bolsa no período.

A empresa também está negociando a venda de suas marcas de alimentos -- as principais candidatas são a americana McCormick e o grupo Bunge, num valor estimado de cerca de 300 milhões de reais. Após a conclusão do negócio, segundo fontes próximas, a Hypermarcas deverá encerrar a temporada de vendas para se concentrar apenas na organização e crescimento da empresa.

Procuradas, as empresas não comentaram as notícias.

Acompanhe tudo sobre:bens-de-consumoCarnes e derivadosEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasFusões e AquisiçõesHypera Pharma (Hypermarcas)IndústriaIndústrias em geralJBS

Mais de Negócios

10 franquias para investir com o prêmio da medalha das Olimpíadas 2024

Na cidade de inovação, eles criaram uma operadora de telefonia que supera as gigantes do setor

"A taxa de mortalidade de startups de IA será alta", afirma Eric Ries, de "A Startup Enxuta"

O empresário goiano que vai doar bilheteria de evento para o RS — e já arrecadou R$ 2,2 milhões

Mais na Exame