Negócios

Honda antecipa parada no Brasil por escassez de peças do Japão

É a primeira vez que a companhia interrompe sua produção por falta de componentes vindos de seu país de origem

Estoques da Honda são suficientes para atender o período de parada, segundo a assessoria (Wikimedia Commons)

Estoques da Honda são suficientes para atender o período de parada, segundo a assessoria (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de abril de 2011 às 13h17.

São Paulo - A Honda vai antecipar parada para manutenção de equipamentos em sua fábrica de carros no Brasil depois que os terremotos e tsunami que atingiram o Japão em março prejudicaram a cadeia de suprimento de componentes.

A parada da fábrica de Sumaré (SP), que estava agendada para ocorrer em julho, foi antecipada para ocorrer entre 23 de maio e 3 de junho, informou a companhia nesta terça-feira.

Segundo a assessoria de imprensa da montadora no Brasil, é a primeira vez que a montadora tem que antecipar uma parada por risco de falta de componentes. A empresa informou que a escassez ocorre principalmente em componentes eletrônicos, que atualmente equipam uma série de sistemas dos veículos como transmissão automática e injeção eletrônica.

A fábrica de Sumaré produz os sedãs Civic e City e o monovolume Fit a um ritmo de 650 a 680 veículos por dia. Apesar do Civic ter um índice de nacionalização de peças de 70 por cento e o City e o Fit de 80 por cento, a montadora afirma que a antecipação da parada foi decidida por haver chance de "desabastecimento de componentes a partir do mês de maio".

Segundo a assessoria de imprensa da companhia, os estoques da marca são suficientes para atender o período de parada. A Honda normalmente faz duas paradas para manutenção por ano, uma em julho e outra em dezembro.

Na segunda-feira, a também japonesa Toyota avisou que vai parar sua fábrica em Indaiatuba (SP), que produz o sedã Corolla, por três dias ao longo das próximas quatro semanas, cortando a produção em cerca de 1.200 veículos, por causa da falta de peças de fornecedores do Japão.

Acompanhe tudo sobre:Indústrias em geralPaíses ricosAmérica LatinaÁsiaDesastres naturaisTerremotosDados de BrasilAutoindústriaJapãoIndústria

Mais de Negócios

Food to Save alcança 8 milhões de sacolas e um crescimento de 5.233%

'Algumas situações podem ser potencializadas com IA, mas com limites', diz diretora do Dante

Construtora de residencial mais alto de BC projeta dobrar vendas em 2026

Banco da Amazônia anuncia nova unidade em São Paulo