Negócios

GOL tem taxa de ocupação de 77,8% em janeiro

A companhia considera que esse é o maior nível para o mês nos últimos dez anos


	Avião da GOL Linhas Aéreas: já o preço médio do combustível teve aumento de 9%
 (Divulgação/Facebook)

Avião da GOL Linhas Aéreas: já o preço médio do combustível teve aumento de 9% (Divulgação/Facebook)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de fevereiro de 2014 às 11h00.

São Paulo - A receita de passageiro por assentos-quilômetro oferecidos (Prask) pela GOL em janeiro cresceu de 9% sobre o mesmo mês de 2013, conforme dados prévios divulgados nesta sexta-feira, 21, pela companhia aérea.

Contribuiu para esse número o aumento na taxa de ocupação de 5,2 pontos percentuais, para 77,8% em janeiro, o que a companhia considera ser o maior nível para o mês nos últimos dez anos. A taxa de ocupação também cresceu ante dezembro em 2,5 pontos porcentuais.

O yield (indicador de tarifa) ficou "nos patamares atuais", em alta de 2% sobre janeiro de 2013, de acordo com o comunicado.

Por sua vez, o preço médio do combustível teve aumento de 9%, o maior crescimento dos últimos 9 meses, "devido à contínua depreciação do real frente ao dólar em novembro e dezembro, refletidos no período de formação de preço", explica a empresa.

No mercado doméstico, a oferta cresceu 10,2%, devido ao maior número de voos extras e fretamentos no mês de janeiro. No internacional, a oferta ficou estável (+0,3%). Assim, a oferta total teve aumento de 9,1%.

Quanto à demanda, a alta foi de 17,3% no mercado doméstico e de 13,6% no internacional, sendo que o sistema total apresentou como indicador evolução de 16,9%. "Para 2014, a GOL reafirma o limite superior de aumento de capacidade no mercado doméstico em 0%", diz na nota.

A taxa de ocupação no mercado doméstico ficou em 78,2%, aumento de 4,7 pontos percentuais ante janeiro de 2013, e a internacional, em 74,6%, crescimento de 8,7 pontos porcentuais.

Acompanhe tudo sobre:AviaçãoAviõescompanhias-aereasEmpresasEmpresas brasileirasGol Linhas AéreasServiçosSetor de transporteTransportesVeículos

Mais de Negócios

11 franquias mais baratas do que viajar para as Olimpíadas de Paris

Os planos da Voz dos Oceanos, nova aventura da família Schurmann para livrar os mares dos plásticos

Depois do Playcenter, a nova aposta milionária da Cacau Show: calçados infantis

Prof G Pod e as perspectivas provocativas de Scott Galloway

Mais na Exame