Negócios

Gol espera alta em receita e queda nos custos no 4º trimestre

Empresa também estima margem Ebitda — lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização — entre 37% e 39%

Gol: no último trimestre do ano passado, a Gol amortizou aproximadamente 100 milhões de reais de dívida (Paulo Whitaker/Reuters)

Gol: no último trimestre do ano passado, a Gol amortizou aproximadamente 100 milhões de reais de dívida (Paulo Whitaker/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 8 de janeiro de 2020 às 09h08.

São Paulo — A receita unitária por passageiro (Prask) da Gol deve ter crescido cerca de 11% no quarto trimestre de 2019 em relação ao mesmo período de 2018, segundo dados preliminares e não auditados divulgados pela companhia aérea nesta quarta-feira em atualização ao investidor.

A empresa espera também uma elevação de aproximadamente 11% para a receita unitária (Rask) no trimestre findo em dezembro na base ano a ano.

Os custos unitários excluindo combustíveis deverão mostrar declínio de aproximadamente 10% em relação ao quarto trimestre de 2018, afirmou a companhia, citando melhor produtividade, o que foi parcialmente compensado por aumentos de impostos sobre a folha de pagamento e de depreciação pela adição de aeronaves.

Em relação aos custos incluindo combustíveis, a aérea prevê declínio de cerca de 21%, influenciada pela redução do preço médio do querosene de aviação em aproximadamente 13% e queda de 2% no consumo de combustível por hora operada.

Apesar da alta na receita e queda no custo esperado, a companhia calcula um lucro por ação de 0,6 real para o quarto trimestre, excluindo variação cambial, o que representaria uma queda em relação ao mesmo período do ano anterior, quando tal resultado ficou em 0,73 real.

A Gol calcula que a margem Ebitda no último trimestre do ano passado ficou entre 37% e 39%, em dados excluindo despesas não recorrentes de aproximadamente 209 milhões de reais no período. Um ano antes, tal percentual ficou em 16,3%, em números ajustados de acordo com o IFRS 16, não auditados.

A margem Ebit é calculada no intervalo de 26% a 27%.

No quarto trimestre, a demanda (RPK) e a oferta (RPK) devem ter mostrado aumento de cerca de 6% cada.

A empresa afirmou que a alavancagem financeira medida pelo indicador dívida líquida/Ebitda alcançou 2,7 vezes no trimestre encerrado em dezembro de 2019. Um ano antes esse indicador era de 2,1 vezes.

No último trimestre do ano passado, a Gol amortizou aproximadamente 100 milhões de reais de dívida, e a liquidez total no final do período é estimada em 4,3 bilhões de reais, contra 4 bilhões de reais nos três meses anteriores.

Acompanhe tudo sobre:AviaçãoEbitdaGol Linhas Aéreas

Mais de Negócios

Cartões UnionPay emitidos no exterior podem ser vinculados ao Alipay e WeChat Pay

De olho na Black Friday, Shein abre área no aeroporto de Guarulhos para acelerar entregas

Autoridade chinesa aprova criação da Beijing BNP Paribas Tian Xing Insurance

'McDonald's da construção civil' recebe aporte milionário para popularizar obra à moda Lego