Negócios

Garantia para concessão está quase pronta, diz Valec

Assessor disse que fórmula que dará garantias para investimentos nas concessões ferroviárias está próxima de uma resolução


	Obras da Valec de ampliação de ferrovia: segundo assessor, mecanismo dará "robustez" ao programa e atrairá empresas para as disputas dos projetos de ferrovias
 (Divulgação)

Obras da Valec de ampliação de ferrovia: segundo assessor, mecanismo dará "robustez" ao programa e atrairá empresas para as disputas dos projetos de ferrovias (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de maio de 2014 às 21h59.

São Paulo - O assessor da Superintendência de Operações da Valec, Alex Trevizan, disse que a fórmula que dará garantias ao setor privado para investimentos nas concessões ferroviárias está próxima de uma resolução. De acordo com ele, este mecanismo dará "robustez" ao programa e atrairá empresas para as disputas dos projetos de ferrovias.

"Acredito que 70% do sistema de garantias esteja pronto", disse, após participar do painel Expansão do Modal Ferroviário no 9º Encontro de Logística e Transportes, na capital paulista.

O agente fiduciário que está sendo discutido vai ser o elo entre a concessionária de ferrovia e a instituição financeira que vai deter os R$ 15 bilhões em títulos do Tesouro destinados a cobrir os pagamentos ao investidor em caso de calote da Valec. Investidores exigem um mecanismo que afaste o risco político da estatal Valec, que vai ser responsável pela maior parte da receita das concessionárias.

Trevizan não deu certeza de que a concessão da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico) ocorrerá neste ano. O trecho vai ligar os municípios de Campinorte (GO) e Lucas do Rio Verde (MT).

Segundo ele, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) faz os últimos ajustes para publicar o edital, mas ainda busca ganhar a confiança da iniciativa privada no novo modelo ferroviário. "O mercado ainda precisa entender o modelo e sentir-se seguro", disse.

Ele, no entanto, afirmou que já há proponentes. "Há interessados nacionais e internacionais", disse, sem dar detalhes.

Acompanhe tudo sobre:ConcessõesFerroviasInvestimentos de empresasMinistério dos TransportesPrivatizaçãoSetor de transporteTransportesValec

Mais de Negócios

De food truck a 130 restaurantes: como dois catarinenses vão fazer R$ 40 milhões com comida mexicana

Peugeot: dinastia centenária de automóveis escolhe sucessor; saiba quem é

Imigrante polonês vai de 'quebrado' a bilionário nos EUA em 23 anos

As 15 cidades com mais bilionários no mundo — e uma delas é brasileira