Exame Logo

Funcionários processam Sony por não proteger dados

A Sony está sendo processada por duas pessoas que acusam a companhia de não proteger dados de funcionários

Logotipo da Sony: hackers atacaram a rede de computadores da Sony no mês passado (Toru Hanai/Reuters)
DR

Da Redação

Publicado em 16 de dezembro de 2014 às 17h18.

Rio de Janeiro - A Sony Pictures Entertainment está sendo processada em uma ação coletiva por duas pessoas que se descreveram como ex-funcionários e acusam a companhia de não proteger dados de funcionários.

O processo contra o estúdio de Hollywood da Sony Corp, iniciado na segunda-feira em uma corte federal em Los Angeles, acusa a Sony de não proteger sua rede de computadores do ataque de hackers .

Os autores da ação pedem compensação por danos assim como serviços de monitoramento de crédito, seguro por roubo de identidade e outras assistências para qualquer ex ou atual funcionário norte-americano cujos dados foram comprometidos de maneira similar.

Representantes da Sony não responderam imediatamente a pedidos de comentários. Hackers não identificados atacaram a rede de computadores da Sony no mês passado e divulgaram documentos internos que alegam terem sido roubados da companhia.

As divulgações de documentos causaram turbulência no estúdio e expuseram discussões internas importantes sobre o futuro da companhia.

A Reuters não conseguiu verificar a autenticidade dos documentos. Nesta segunda-feira, executivos da Sony Pictures se dirigiram a funcionários em duas reuniões na Califórnia e afirmaram que a empresa irá se recuperar do episódio e que os funcionários não devem se preocupar com o futuro do estúdio.

São Paulo - Cerca de 33 mil documentos armazenados nos computadores da Sony foram roubados por hackers na semana passada. O grupo "Guardians of Peace" assumiu a autoria do ataque, que resultou na divulgação de filmes e dados de diversas celebridades de Hollywood na internet . Entre elas, estão nomes como Adam Sandler, Brad Pitt e Sylvester Stallone.
  • 2. Brad Pitt

    2 /12(Yuya Shino/Reuters)

  • Veja também

    O galã de Holywood foi uma das vítimas do ataque aos computadores da Sony. Ele é protagonista de "Corações de Ferro" ("Fury", no título original), filme com lançamento no Brasil previsto para fevereiro. De acordo com a empresa de monitoramento de pirataria Excipio, a super-produção já foi baixada mais de 1,2 milhão de vezes após ter sido compartilhada por hackers na internet.
  • 3. Sylvester Stallone

    3 /12(Rick Stewart/Getty Images/AFP)

  • Nem mesmo o intérprete de Rocky Balboa escapou da fúria dos hackers. Em reportagem publicada nessa semana, The Wall Street Journal informa que dados de identificação fiscal do ator Sylvester Stallone estão entre as informações roubadas no ataque que foram compartilhadas na internet.
  • 4. Adam Sandler

    4 /12(Fred Thornhill/Reuters)

    Muitos funcionários da Sony não gostam dos filmes do Adam Sandler. Compartilhada pelos hackers, a informação inusitada foi descoberta em meio a troca de mensagens entre empregados da Sony publicadas pelo site americano Gawker. Numa delas, um funcionário diz: "Nós continuamos a nos deparar com esses filmes mundanos e cheios de fórmulas do Adam Sandler".
  • 5. James Franco

    5 /12(Divulgação)

    A Sony pagou 6,5 milhões de dólares ao ator James Franco por sua atuação em "The Interview" (filme ainda inédito no Brasil). Divulgada pela Bloomberg, a informação foi obtida em meio aos dados da Sony que vazaram na internet. No filme, Franco interpreta um apresentador de TV que viaja até a Coreia do Norte para entrevistar o ditador Kim Jong-un.
  • 6. Jamie Foxx

    6 /12(Chris Trotman/Getty Images)

    Com lançamento oficial marcado para 19 de dezembro nos Estados Unidos, o filme "Annie" também vazou na internet após o ataque à Sony. A informação foi divulgada pelo site The Hollywood Reporter. No filme, o ator Jamie Foxx interpreta o milionário nova-iorquino Will Stacks - que adota a menina que dá nome a obra.
  • 7. Julianne Moore

    7 /12(Jason Redmond/Reuters)

    Conhecida pela atuação em filmes como "Boogie Nights", a atriz Julianne Moore faz parte do elenco de "Still Alice". A super-produção foi um dos filmes compartilhados por hackers na internet após o ataque aos computadores da Sony - de acordo com informações do site The Hollywood Reporter.
  • 8. Seth Rogen

    8 /12(Phil Konstantin/Wikimedia)

    Por sua atuação em "The Interview", Seth Rogen recebeu 8,4 milhões de dólares. Segundo a Bloomberg, o valor do pagamento está entre os dados divulgados pelos hackers na internet. No filme, o ator interpreta um produtor de TV que viaja até a Coreia do Norte para entrevistar o ditador Kim Jong-un.
  • 9. Shia LaBeouf

    9 /12(REUTERS/Mike Segar)

    De acordo com a Sony, o ator Shia LaBeouf cortou seu rosto com uma faca para dar mais realismo a seu peronsagem no filme de guerra "Corações de Ferro". O que ele não sabia era que, antes mesmo de ser lançado oficialmente, o filme da Sony bateria a marca de 1,2 milhão de downloads na internet após ter sido compartilhado por hackers - conforme descobriu a empresa de monitoramento Excipio.
  • 10. Rebel Wilson

    10 /12(Jason Merritt/Getty Images)

    "Quatro Amigas e um Casamento" e "Missão Madrinha de Casamento" são alguns dos filmes que contam com a participação de Rebel Wilson. Após os ataques a computadores da Sony, dados de identifação fiscal da atriz australiana foram divulgados na internet - segundo The Wall Street Journal.
  • 11. Judd Apatow

    11 /12(David Shankbone/Wikimedia)

    Diretor de filmes como "O Virgem de 40 Anos", Judd Apatow também foi uma das vítimas do ataque hacker. Assim como aconteceu com a atriz e Rebel Wilson e o ator Silvester Stallone, dados de identificação fiscal dele foram parar na internet - conforme relata The Wall Street Journal.
  • 12. Agora, que tal saber quem anda fazendo sucesso no Instagram?

    12 /12(Anitta/Facebook)

  • Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas japonesasHackersIndústria eletroeletrônicaProcessos judiciaisSony

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Negócios

    Mais na Exame