Negócios

Franquia ou um negócio próprio: qual compensa mais? Especialista tem a resposta

Marcelo Cherto afirma que abrir uma franquia pode ser uma estratégia mais interessante para quem está dando seus primeiros passos e deseja empreender com menos riscos

"Você tem alguém para pegar na sua mão e te orientar pelo caminho das pedras", diz Marcelo Cherto, sobre abrir uma franquia (Freepik)

"Você tem alguém para pegar na sua mão e te orientar pelo caminho das pedras", diz Marcelo Cherto, sobre abrir uma franquia (Freepik)

Guilherme Santiago
Guilherme Santiago

Content Writer

Publicado em 13 de junho de 2024 às 11h27.

Última atualização em 13 de junho de 2024 às 11h54.

Empreender é como uma plantação: existem diferentes caminhos para percorrer, cada um com seus desafios, vantagens e perigos. Certos produtores, mais tolerantes ao risco, decidem cultivar suas próprias variedades de sementes, da mesma forma como quem decide abrir um negócio do zero.

Porém, há outros agricultores que preferem plantar apenas sementes selecionadas na tentativa de garantir uma colheita mais previsível e estável, assim como os empreendedores que optam por abrir uma franquia. Mas qual delas oferece a maior chance de sucesso: franquia ou negócio próprio?

Marcelo Cherto, fundador da primeira consultoria de franquias da América Latina, explica que, para aqueles que desejam começar a empreender com segurança, há vantagens que somente a abertura de franquia pode oferecer.

Quer abrir uma franquia com sucesso? Nesta aula gratuita você aprende como dar os primeiros passos com mais assertividade e sem correr riscos

Por que abrir uma franquia é mais vantajoso?

Cherto defende que abrir uma franquia é mais vantajoso por várias razões. "A principal delas é que o franqueado adquire toda a experiência acumulada pela franqueadora e pelos franqueados que passaram por lá antes dele", diz. "Você tem alguém para pegar na sua mão e te orientar pelo caminho das pedras."

Isso significa que o franqueado não começa do zero, mas conta com um suporte estruturado e orientações claras. Para quem ainda está dando seus primeiros passos ou tem recursos limitados e prefere investimentos mais seguros, abrir uma franquia é uma estratégia interessante para aumentar as chances de sucesso e reduzir os riscos frequentes de um negócio independente.

O especialista Marcelo Cherto elencou, a seguir, algumas das principais maneiras como uma empresa franqueadora pode ajudar seus franqueados.

  • Orientação sobre procedimentos e práticas: o que precisa ser feito em cada etapa do processo de abertura e gestão de uma franquia;
  • Escolha da localização: identificação do ponto ideal para instalar o negócio (aspecto crucial, especialmente no varejo);
  • Seleção de equipamentos: levantamento dos equipamentos necessários para garantir que o negócio opere de maneira eficiente;
  • Execução da obra: diretrizes sobre como realizar as reformas ou construções necessárias para adequar o espaço ao padrão da franquia;
  • Abastecimento e compras: orientações sobre como e onde adquirir os produtos e insumos essenciais para o funcionamento do negócio.

Aula gratuita: veja como abrir e administrar sua própria franquia com o MAIOR especialista no assunto; clique aqui e participe gratuitamente

O segredo do sucesso como franqueado

Cherto pondera que, apesar das vantagens, também há desafios neste modelo de negócios. Por isso, segundo ele, é preciso confiar nas orientações da franqueadora. "As franquias dão certo porque alguém define tudo que deve ser feito", explica. "Você investiu na franquia porque entende que ela vai te dar os meios necessários para ser bem-sucedido."

Outra recomendação do especialista é buscar alguma capacitação antes de mergulhar nesse mercado. Apesar de não ser necessário uma formação técnica ou acadêmica para abrir uma franquia, a atualização constante pode tornar os franqueados mais competitivos e melhor preparados para tocar o negócio.

De olho nisso, a EXAME apresenta, em 24 de junho, a masterclass COMO ABRIR A SUA FRANQUIA DE SUCESSO, um treinamento virtual e totalmente gratuito em que os participantes vão descobrir como conquistar os melhores resultados (logo nos primeiros meses) com uma franquia no setor que preferir.

"Essa aula gratuita vai orientar os participantes com o passo a passo necessário e as perguntas que precisam ser feitas para abrir uma franquia", diz Cherto.

Para participar da aula e receber um plano prático para abrir uma franquia a partir de R$ 10 mil, os interessados devem realizar sua inscrição na página oficial do treinamento clicando aqui.

QUERO ACOMPANHAR A MASTERCLASS COM MARCELO CHERTO

*Este conteúdo é apresentado por Faculdade EXAME

Acompanhe tudo sobre:branded marketing

Mais de Negócios

Como uma startup organizou uma vaquinha de R$ 76 milhões para o Rio Grande do Sul

Os engenheiros da saúde: como essa startup quer evitar perdas financeiras nos hospitais

IBM aposta em padrões abertos para incentivar o uso em escala da IA

Como a Renova Invest se mantém entre as melhores assessorias há 5 anos

Mais na Exame