Negócios

Ford tem lucro pela primeira vez em dois anos

Montadora voltou a registrar ganhos após reestruturação e corte de custos

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.

A Ford anunciou nesta quinta-feira (26/7) que voltou a registrar ganhos após dois anos de prejuízos. A montadora contabilizou no segundo trimestre de 2007 lucro líquido de 750 milhões de dólares, ou 0,31 dólar por ação, ante perdas de 317 milhões de dólares - 0,17 dólar por ação - no mesmo período do ano passado.

Os negócios tornaram-se novamente lucrativos após a companhia realizar uma reestruturação e implementar cortes de custos, que prevêem o fechamento de 16 fábricas e a demissão de cerca de 45.000 funcionários. A venda de 85% da marca Aston Martin para a companhia britânica Prodrive, em março, por 479 milhões de euros (cerca de 925 milhões de dólares na época), também contribuiu para os resultados positivos do último trimestre.

Os lucros incluem, ainda, os ganhos de 140 milhões de dólares obtidos com Jaguar, Land Rover e Volvo. A companhia, no entanto, tem demonstrado intenção de vender essas marcas e já teria encomendado aos bancos Goldman Sachs, Morgan Stanley e HSBC as negociações de venda conjunta da Jaguar e da Land Rover. De acordo com o americano The Wall Street Journal, a Ford recebeu, no início dessa semana, uma proposta de compra de uma empresa de private equity chamada TPG Capital. O valor da proposta, entretanto, não foi divulgado.

Apesar das perspectivas de novos negócios, a montadora informou que não espera registrar lucros anuais até 2009.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Praia há 25 anos sem lançamentos entra na rota dos imóveis em Floripa

Uma crítica de bilhões: como essa empresa mudou de estratégia e virou líder em pagamentos digitais

Como essa empresa investe em jovens talentos para manter um negócio de US$ 6 bilhões

Ela vendia plantas no quintal, agora fatura até US$ 10 mil por live — e não está sozinha