Exame Logo

Fernando Terni deixa a presidência da Schincariol

Ele será substituído por Adriano Schincariol, o que representa o retorno da família controladora ao comando do dia-a-dia da empresa

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.

Pouco menos de dois anos depois de assumir a presidência da cervejaria Schincariol, o executivo Fernando Terni deixa a companhia. Terni será substituído por seu antecessor, Adriano Schincariol, principal acionista da empresa. A cervejaria não confirma oficialmente, mas o motivo da saída de Terni teria sido o descumprimento de metas acertadas no início de sua gestão. Desde que assumiu, Terni não conseguiu fazer a participação de mercado das cervejas das Schincariol crescer, mantendo-se sempre na segunda posição com cerca de 11% das vendas. Como principais legados, o executivo deixa a ampliação do portfólio com marcas de cerveja Premium como Baden Baden e Devassa e o avanço no mercado de bebidas não-alcoólicas como sucos e refrigerantes.

Além da volta de Adriano Schincariol ao comando da empresa, a saída de Terni também marca o retorno de Gilberto Schincariol ao dia-a-dia da companhia como vice-presidente de Operações. Adriano e Gilberto são primos e estavam no conselho de administração desde a chegada de Terni. Agora, eles voltam às posições que ocupavam há dois anos. A saída do executivo representará, de imediato, uma economia de aproximadamente 3 milhões de reais para a empresa por ano, valor referente ao salário de Terni. A empresa ainda estuda o corte de funcionários para fazer frente ao desaquecimento do mercado.

Veja também

Para a presidência do conselho de administração foi contratado Fernando Mitri, ex-presidente da IBM no Brasil. Ao menos por enquanto, não haverá mudanças nas diretorias da empresa, a maioria delas ocupadas por profissionais trazidos por Terni. O executivo não anunciou seu novo destino profissional.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame